Pesquisar
Close this search box.
/
/
Tecnologista: a união entre instinto, tecnologia, arte e criatividade

Tecnologista: a união entre instinto, tecnologia, arte e criatividade

Em um marcante painel durante o Whow! Festival de Inovação, a união entre arte e tecnologia foi tema de debate. Confira

A arte, como a conhecemos, perdeu espaço de forma considerável nas últimas décadas – praticamente no último século. A forma como as pessoas se manifestam mudou consideravelmente. Instrumentos de expressão como quadros, sinfonias e desenhos perderam espaço. Ao mesmo tempo, a tecnologia se tornou cada vez mais relevante na vida das pessoas.

É com esse argumento que Jacques Meir, diretor-executivo de Conhecimento do Grupo Padrão, começa o painel Tecnologista: o espírito criativo do século XXI, do qual participam o associado e head do Copenhagen Institute for Futures Studies, Peter Kronstrom, e Luiz Alberto Di Genaro, poliglota visual e artista plástico do Atelier L.A. Di Genaro.

O tradicional, para Genaro, ainda é algo positivo: em todo o seu trabalho, com 30 anos de carreira artística, a conexão com esse formato foi uma realidade e ainda é o que leva pessoas ao se atelier. “Até mesmo softwares de design moderno contam com atividades tradicionais, como cortar, pintar, etc”, afirma.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Kronstrom, porém, coloca um contraponto, ao citar a obra de Anthony Miller, Colliding Worlds, na qual, segundo o futurista, é feita uma análise de como o iluminismo fez uma separação entre ciência e arte. Porém, ele ressalta que isso tem mudado: “vemos o retorno dessa integração, artistas usando tecnologia para se expressar e estamos felizes por perceber isso”, diz. “É absurdo que a inovação não esteja vinculada a arte, porque a arte é sempre criativa, sempre dá vida a algo novo”, diz.

Genaro reforça essa ideia e explica que o século 18 promove uma ruptura ao desenvolver a ideia de autonomia da arte e deu origem às ideias de corrente estética. No momento atual, porém, ele julga que estamos caminhando de forma positiva. “Hoje estamos vivendo um processo de reintegração do universo artístico”, diz.

Por outro lado, unidos a um mundo tecnológico, estão os dados. Meir cita a forma como eles são utilizados pelas empresas: todas elas falam em data analytics, gestão de informações, entre outras estratégias semelhantes. Ao mesmo tempo, porém, é sentida a extrema necessidade de trazer mais humanização para os relacionamentos, ampliando a capacidade criativa e até mesmo a intuição.

Atenção à bolha

Nesse sentido, Kronstrom cita uma das grandes tendências identificadas pelo CIFS: a imaterialização. Costumamos pensar nela como a eliminação de produtos que são substituídos por serviços (como a relação entre o CD e o streaming). O futurista explica, contudo, que a imaterialização também é sobre valores imateriais, que estão ligados à tendência da polarização.

Questionado sobre a forma como a arte pode colaborar com a harmonização (contrária à polarização), Genaro afirma que na arte há possibilidades infinitas de harmonização. Como exemplo, cita a mistura entre amarelo e vermelho, que resultam em uma cor totalmente nova. “Agir de acordo com polaridades é o caminho mais fácil, condenando o pólo oposto” afirma. Apesar disso, precisamos estar de olhos abertos para o equilíbrio.

Naturalmente, a tecnologia tem o poder de unir e também de separar. Kronstrom, que é dinamarquês, conta que chegou à São Paulo durante um período de intensas manifestações. Na época, o Facebook era amado por permitir tal engajamento. Hoje, porém, a rede social é vista como um instrumento de separação, uma vez que seu algoritmo coloca as pessoas em bolhas, dando acesso apenas a conteúdo semelhantes.

“É essencial que haja ciência e arte”, diz. “Como futuristas, dizemos que não basta ter dados para ver o futuro, pois precisamos da imaginação, que é uma forma de arte”. Genaro concorda e reforça o caráter imaginativo da arte. “Ao historiador, cabe narrar os fatos; o poeta olha para o possível”.

Por fim, Meir conclui que é uma combinação de tecnologia, arte, inquietude e criatividade que definirão o futuro. “O espírito criativo do século XXI usa a tecnologia como meio e como fim, mas não abre mão do instinto que nos trouxe aqui”, defende.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]