Pesquisar
Close this search box.
/
/
Técnicas de concentração dos atletas que podem ajudar nas vendas

Técnicas de concentração dos atletas que podem ajudar nas vendas

Especialista aponta elementos das modalidades olímpicas que podem inspirar o time comercial a conquistar resultados melhores. Confira

Seja nas quadras, no tatame, na piscina ou no mundo corporativo, a performance e o desempenho da equipe é essencial. Para os atletas mais competitivos, por exemplo, treinar a mente é tão importante quanto a formação do seu corpo. Ou seja, o treinamento mental é a chave para reduzir o estresse, controlar as emoções e desenvolver alguns mecanismos de enfrentamento que irão ajudar a manter tranquilidade e a concentração em caso de jogos apertados ou competições importantes.

No ambiente de trabalho não é diferente. A mente é como um espelho que segura as imagens, ideias, pensamentos e palavras que usamos. Desenvolver um equilíbrio para a concentração, criar uma lista de tarefas para se manter organizado e centrado nas atividades, são técnicas positivas que ajudam qualquer profissional, principalmente na área de vendas. Por este motivo, listei seis modalidades dos jogos olímpicos que necessitam de concentração para influenciar positivamente a performance da sua equipe de vendas:

1- Natação – Diminua as distrações: quando estamos focados no trabalho, é tentador responder aos alertas de e-mails, SMS, Whatsapp ou Skype.  Se você se distrai a cada cinco minutos, dificilmente conseguirá ser 100% produtivo para alcançar seus objetivos.  O ideal é programar horários para responder seus e-mails e outras mensagens que surgirão ao longo do dia. Afinal, você já viu algum nadador parar seu percurso para atender o telefone? Provavelmente não. Eles fazem isso porque sabem que o estágio de concentração é essencial para ter um alto desempenho na hora de competir;

2- Futebol – Estruture seu ambiente: o seu local de trabalho tem um impacto sobre sua capacidade de se concentrar. Os jogadores de futebol, por exemplo, não chegam direto para o jogo, eles entram em um processo de concentração e aquecimento em um ambiente totalmente preparado para isso. Na rotina de trabalho não é diferente, pois é preciso organizar todas as demandas que precisará tocar durante aquele dia. Uma dica importante: conversar com a equipe diariamente, ou pelo menos, uma vez por semana, para dizer o que se espera de cada um deles, ajuda a alinhar as expectativas para que eles desempenhem todas as atividades com mais foco e concentração;

3- Vôlei – Pratique várias jogadas: a melhor forma de garantir o aprendizado é sempre praticando. Isso ajuda os atletas a aprimorarem seu desempenho e a elevarem o seu nível profissional. Um vendedor não é diferente desse atleta. Ele precisa treinar exaustivamente e se superar a cada dia. Para isso acontecer, é importante estudar, ler, fazer cursos, exercícios para ter um desempenho excepcional e alavancar as vendas da empresa;

4- Basquete – Conheça as regras:  já percebeu o quão técnico e quantas regras um jogo de basquete possui? Alguma vez um jogador chutou a bola porque confundiu o jogo com o futebol? Claro que não! Conhecer as regras é imprescindível para ser um bom jogador. Para um vendedor isso também se aplica. As etapas de uma venda precisam sempre estar na sua mente para serem executadas com êxito;

5- Judô – Tenha um prazo: seja no esporte ou na vida real, tudo tem um prazo. As lutas de judô por exemplo, duram até 5 minutos, um jogo de futebol tem dois tempos de 45 minutos, o de basquete tem quatro quartos e o vôlei tem de 3 a 5 sets. Para os vendedores isso não é diferente, pois eles têm metas para serem batidas dentro de um curto período de tempo. Não adianta querer ganhar o jogo no trigésimo segundo dia, assim como um lutador não pode vencer a luta depois de ter acabado. Pense nisso!;

6- Ginástica Artística – boa alimentação aliada à concentração: o que seu corpo absorve afeta diretamente o poder de concentração. Ninguém esperaria o máximo de desempenho de uma ginasta que abusou da alimentação às vésperas do campeonato. Mas, se você se permite a privação de sono, o uso excessivo de estimulantes como, cafeína ou alimentos gordurosos, sua concentração certamente vai sofrer alguns danos. O ideal é sempre eliminar hábitos não saudáveis para melhorar o seu desempenho e a eficácia de seu trabalho. Assim, como um atleta, se manter seus hábitos saudáveis, você será um profissional concentrado e produtivo.

Para finalizar, os atletas têm bons hábitos porque têm em mente uma máxima: não basta apenas ter treinado bastante para um jogo, é preciso muita concentração para desempenhar com eficiência suas atividades. Um vendedor também necessita estar pronto para jogar o jogo da sua vida, afinal, os desafios são diários e a busca por resultados deve ser também. Portanto, concentração, timing, conhecer as regras e macetes da profissão, praticar e estruturar o seu dia de trabalho, são algumas técnicas que podem ajudar você e seu time de vendas.

*Gustavo Paulillo, CEO do Agendor, app que ajuda milhares de vendedores a organizar e aumentar diariamente as vendas.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]