/
/
Taxa de processamento na compra de ingressos online é legal?

Taxa de processamento na compra de ingressos online é legal?

Segundo o CDC, qualquer taxa deve ser claramente exibida no momento da compra. O consumidor precisa saber exatamente o que está pagando.

Você já se perguntou se uma “taxa de processamento” na compra de ingressos é legal? Hoje, a Consumidor Moderno esclarecerá tudo sobre esse assunto e como o Código de Defesa do Consumidor (CDC) se aplica a ela. Exploraremos os direitos dos consumidores e as obrigações das empresas, além de discutir os impactos dessas taxas no seu bolso. Confira!

A venda geral dos ingressos para o show da banda My Chemical Romance, em São Paulo começou no dia 27 de junho, sexta-feira. Entretanto, a pré-venda já gerou problemas com a organizadora do evento, a Eventim. Ela é considerada a segunda maior empresa global em vendas de ingressos, mas acumula críticas dos consumidores com relação à transparência e à eficiência na gestão de vendas. Prova disso está na plataforma Consumidor.gov, onde a empresa recebe nota 2,5 no quesito “satisfação com o atendimento”.

Reprodução: Consumidor.gov.

Nas redes sociais, diversos consumidores relataram um novo valor aplicado pela empresa. Trata-se de uma taxa de administração. Ou seja, duas taxas: a administrativa e de processamento. Essa última taxa, de acordo com consumidores, eleva os custos em quase R$ 200.

Reprodução: Eventim.

A polêmica da taxa

A Eventim explica em seu site que há mesmo uma chamada “taxa de processamento” e a “taxa administrativa”. Elas, inclusive, estão especificadas em asterisco. As menções de um asterisco levam às notas de rodapé ou outras partes do site, mas isso não ocorre na página da Eventim. Em resumo, o asterisco em sites de vendas é um indicativo de que informações adicionais ou condições especiais devem ser consultadas para evitar surpresas com a oferta. 

Portanto, o asterisco remissivo pode ser interpretado como publicidade enganosa. O artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) aborda essa prática ao definir e proibir a publicidade enganosa ou abusiva.

Ademais, as duas taxas – administrativa e de processamento – configura uma dupla cobrança. Ela ocorre quando um consumidor é cobrado duas vezes pelo mesmo serviço ou produto. A prática é considerada abusiva e viola o Código de Defesa do Consumidor. 

Quando empresas podem cobrar taxa?

O Procon-SP está notificando a Eventim para que a empresa explique detalhadamente o que é a Taxa de Processamento. De acordo com o Procon-SP, as empresas podem cobrar taxas desde que comprovadamente estejam relacionadas a serviços efetivamente prestados. Analogamente, elas não podem cobrar taxas não relacionados a custos do negócio. Isso porque esses já devem estar inclusos no valor do ingresso, uma vez que fazem parte da operação.

Além disso, o Procon-SP afirma que é responsabilidade das empresas apresentar o valor total que o consumidor precisará pagar para adquirir o ingresso. Esse valor deve ser apresentado de forma clara, objetiva e antecipada.

Isso significa que, ao fazer a oferta do serviço (seja na publicidade, no site de compras, na bilheteira etc.), o valor total deve ser informado. Ademais, o consumidor não deve descobrir novos valores à medida que avança no processo de compra.

Artigo 39 do CDC

Importante destacar que o artigo 39, inciso V, do Código de Defesa do Consumidor define como abusiva qualquer prática que aumente o preço sem justificativa adequada. Ademais, o artigo 51, inciso IV, proíbe cláusulas que imponham encargos excessivos ao consumidor.

A banda de rock My Chemical Romance não se apresenta no Brasil desde 2008, quando teve sua primeira e única aparição na turnê do álbum Welcome to the Black Parade. O show então acontecerá no Allianz Parque, em São Paulo, no dia 5 de fevereiro de 2026. Esse espetáculo deve celebrar os mais de 20 anos de carreira do My Chemical Romance, apresentando músicas icônicas e com abertura da banda sueca The Hives.

A Consumidor Moderno contatou a Eventim que, até o fechamento, não havia dado retorno.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]