O SXSW 2022 continua com a sua programação de debates nesta segunda-feira, 14, na cidade de Austin, no Texas, e a Consumidor Moderno, juntamente com a Netza&COSSISTEMA, separa para você os principais insights do evento.
Assine a newsletter da Consumidor Moderno
Future Trends – Uma visão da descentralização financeira
A maneira de usar dinheiro, consumir e investir vai mudar radicalmente. Amy Webb fez a sua tradicional – e sempre incrível – apresentação das tendências de tecnologia do Future Today Institute durante o SXSW 2022.
O report é notável, abrangendo mudança climática, 5G, blockchain, metaverso, logística e biotecnologia, entre outras áreas do conhecimento. Particularmente sobre descentralização financeira, Amy destaca que o dinheiro será “programável”, com aspectos quantificáveis, líquidos e fungíveis.
O Ethereum, segundo o estudo do FTI será o código blockchain dominante, permitindo milhares de aplicações descentralizadas e a plataforma central dos NFTs. Claro, na adoção das moedas digitais, a China assumirá protagonismo com seu e-CNY, dentro e fora do território. O fato é que estamos vendo a aurora de uma nova forma de estabelecer valor, comprar, vender e financiar ativos, bem como toda uma nova sorte de ativos digitais, que vão causar mudanças profundas na forma pela qual nos relacionamos com o dinheiro. Logo, a aposta sobre o Criptoverso, em conjunção com o Metaverso, faz total sentido. Vale ficar de olho.
A queda do muro: marcas têm que tomar partido
O fim do isentismo. A era de marcas e empresas que “preferem não tomar partido” nos grandes assuntos locais, nacionais e globais acabou. O termo “woke” designa as marcas que estão despertando para a realidade e como elas tomam partido sobre causas, ideias e manifestações importantes, desde que alinhadas aos seus valores e, por extensão, aos dos seus clientes.
Durante o SXSW, várias lições sobre esse processo, que promete tirar da inércia empresas de todos os segmentos, como vemos agora durante a invasão da Ucrânia pela Rússia. Enquanto McDonald’s e Unilever boicotam o país, Nestlé e Danone mantém ali suas operações, pois dedicam-se a alimentar o mundo.
Leia mais: Consumo e conflito Rússia e Ucrânia: é hora de valorizar o mercado local?
O público exigindo que as marcas e os anúncios sejam mais inclusivos, representativos e diversos, mas isso não quer dizer fazer campanhas bonitinhas e cheias de elementos calculados. É necessário demonstrar autenticidade e legitimidade para tomar partido, assumir posições e compartilhar valores.
O domínio da narrativa criativa
A Geração Z constitui o agrupamento social mais influente hoje, tanto na esfera das manifestações sociais quanto de consumo. Isso porque ela domina a narrativa. Ela influencia marcas e outras gerações a serem intolerantes com marcas que tomam partido e com a criatividade calculada, que não traz nada além de efeito estético e pouco conteúdo.
Vamos entender, a Geração Z é a primeira nativa digital e ecológica da história. Sua experiência de mundo a torna diferente e demanda que empresas tenham de se adaptar e utilizar a criatividade de formas a manter conexões reais e sólidas com estes consumidores.
O SXSW discutiu muito o poder da narrativa e como as marcas podem desenvolver estratégias eficazes para estabelecer conexões reais com um público que é a personificação do pós-consumidor (tendência que Consumidor Moderno identificou em 2018).
Leia mais: Como as empresas estão agindo diante do comportamento frugal da geração Z
Maayan Gardon, da Maayan Gordon Media e também instituições como a WGSN abordam a evolução da Geração Z e as formas pelas quais as marcas adaptam suas estratégias de marketing para se conectarem autenticamente com esse público. O cerne aqui é a capacidade de autoexpressão. Não por acaso, TikTok hoje é mais relevante para esta geração que o YouTube (estudo da eMarketer mostrou isso há poucos dias). Quantas marcas têm coragem para assumir esse formato de autoexpressão? É hora de estabelecer uma conexão profundamente emocional e centrada em valores e identidade compartilhados.
Assine a newsletter da Consumidor Moderno
+ Notícias
Nassim Taleb, inovação nas favelas e mais destaques do festival
SXSW Bites: confira os destaques do primeiro dia do festival