Pesquisar
Close this search box.
/
/
SXSW 2023: Uma visão diferente do evento que antecipa tendências em escala global

SXSW 2023: Uma visão diferente do evento que antecipa tendências em escala global

Consumidor Moderno está no SXSW 2023 para mostrar a riqueza de ideias do evento mais influente do mundo, de uma forma original

SXSW 2023 – Eram tempos de transição, os anos de 1986-1987, como de resto, todos os anos posteriores, o mundo nem desconfiava da queda iminente do Muro de Berlim (em 1989), da disseminação da internet ou do surgimento do smartphone. Reagan e Thatcher, juntos, promoveram uma tal liberação das forças produtivas que o chamado império soviético se desmantelava a céu aberto. Segundo Roland Swenson, naquela época em que a “informática engatinhava”, e o Brasil estava fora do jogo, graças a uma estúpida regra de “reserva de mercado”, um Apple Macintosh custava astronômicos US$ 5.500,00 (em dólares de 2015) e ostentava 128 KB de memória RAM.

Eram tempos diferentes, e que provocaram uma discussão em Austin, no Texas. Após várias reuniões, um grupo de pessoas resolveu criar um evento de música e artes que pudesse tratar de coisas novas, na arte, no campo das ideias, no cinema. Nascia aí o SXSW, com a primeira edição em 1987, com 700 participantes.

Johnny Cash realizou um show-palestra que ganhou alcance global em 1994, e não por acaso, desde então, celebridades globais do mundo do entretenimento e da política comparecem ao evento

Hoje, 35 anos depois, a história mostra como a iniciativa ganhou relevância. O SXSW se tornou o evento mais influente do mundo, reunindo 70 mil pessoas de centenas de países, milhares de palestrantes e centenas de conteúdos distintos, além dos originais festivais de música e cinema, sempre no início de março e sempre na aprazível cidade de Austin.

Foi no SXSW que o lendário Johnny Cash realizou um show-palestra que ganhou alcance global em 1994, e não por acaso, desde então, celebridades globais do mundo do entretenimento e também da política comparecem ao evento (este ano, batem ponto Robert Downey Jr, Tilda Swinton, Paul Giamatti e Chelsea Handler, por exemplo).

Fundamentalmente, o SXSW causou impacto por antecipar tendências e permitir a conexão de ideias variadas para que os participantes possam realmente sentir o que influencia o mundo a partir da cultura, do comportamento, da tecnologia e das ideias. Foi também no SXSW que inovações e conceitos como “Economia Compartilhada”, “Realidade Virtual e Aumentada”, “Blockchaiin”, “Internet das Coisas” e “Inteligência Artificial” deixaram de ser curiosidades para serem encaradas como tecnologias com potencial disruptivo excepcional.

Segundo Hugh Forrest, Diretor de Programação e Copresidente do SXSW, o evento é uma forma de conexão que nutre a comunidade criativa de Austin e o mundo: “Nós estamos extremamente orgulhosos de ter montado um programa de conferência diversificado e abrangente para o SXSW (2023) e mal podemos esperar para compartilhá-lo com nossa comunidade em março.”

O evento acontece entre os dias 10 e 29 d março, abrangendo 25 trilhas de conteúdo, espalhadas por locais em toda downtown Austin, incluindo Publicidade & Brand Experience, Cannabis, Engajamento Cívico, Mudanças Climáticas, Criação de Filmes e Episódios, Cultura, Design, Energia, Filmes e Indústria de TV, Alimentos, Indústria de jogos, Saúde, Mercados e economias, Mídia, Música e tecnologia, psicodélicos, esportes, startups, indústria de tecnologia, transporte, Viagens e Lazer, Revolução no Local de Trabalho e XR e Metaverso. É um mergulho profundo em um autêntico ecossistema de ideias e experiências que sinalizam para onde o mundo caminha.

“Queremos trazer correlações mais profundadas e, quando possível, mais causalidades, conectando as ideias do SXSW com o que acompanhamos no Web Summit de Lisboa, a NRF em Nova York e o nosso Conarec” 

Conheça o Mundo do CX

Conectando ideias do SXSW 2023

O desafio, diante de um conteúdo tão rico e diversificado e da geração de buzzwords incessantes, repercutidas por milhares de participantes em suas redes sociais, é conseguir criar recortes originais e identificar tendências aplicadas a contextos definidos. Infelizmente, por precipitação ou submissão a vieses diversos, o conteúdo do SXSW muitas vezes é mostrado de forma pasteurizada, sem profundidade e de forma fragmentada.

Este ano, Consumidor Moderno já fez uma seleção dos conteúdos mais pertinentes à nossa linha editorial e adequados `as expectativas de nosso público. Vamos abordar o que empacota efetivamente a experiência do cliente, manifestações do comportamento do consumidor e as expectativas e novos hábitos de consumo, decisão, escolhas, relacionamentos e trabalho. Queremos trazer correlações mais profundadas e, quando possível, mais causalidades, conectando as ideias do SXSW com o que acompanhamos no Web Summit de Lisboa, a NRF em Nova York este ano e o nosso Conarec, bem como outros estudos e fontes de dados.

Em resumo, participar do SXSW 2023 pode ser uma oportunidade única de fazer contatos, aprender, se inspirar, aumentar a visibilidade do seu negócio e se divertir em um dos maiores eventos de tecnologia, cinema, música e cultura do mundo. Mas demanda uma curadoria atenta para que se possa extrair o que há de mais original, inovador e impactante para as diferentes audiências. É um evento essencial para executivos e para a indústria cultural, um choque de visões e contrapontos, mas que contribui decisivamente para mostrar como o mundo evolui.


+ Notícias

Comprei ingresso para o Lollapalooza para ver Blink. E agora? 

“Não basta ser digital, é necessário ser relevante na vida do cliente”, declara Juliana Sandano, do Banco Original 

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]