SXSW 2023 – Eram tempos de transição, os anos de 1986-1987, como de resto, todos os anos posteriores, o mundo nem desconfiava da queda iminente do Muro de Berlim (em 1989), da disseminação da internet ou do surgimento do smartphone. Reagan e Thatcher, juntos, promoveram uma tal liberação das forças produtivas que o chamado império soviético se desmantelava a céu aberto. Segundo Roland Swenson, naquela época em que a “informática engatinhava”, e o Brasil estava fora do jogo, graças a uma estúpida regra de “reserva de mercado”, um Apple Macintosh custava astronômicos US$ 5.500,00 (em dólares de 2015) e ostentava 128 KB de memória RAM.
Eram tempos diferentes, e que provocaram uma discussão em Austin, no Texas. Após várias reuniões, um grupo de pessoas resolveu criar um evento de música e artes que pudesse tratar de coisas novas, na arte, no campo das ideias, no cinema. Nascia aí o SXSW, com a primeira edição em 1987, com 700 participantes.
Johnny Cash realizou um show-palestra que ganhou alcance global em 1994, e não por acaso, desde então, celebridades globais do mundo do entretenimento e da política comparecem ao evento
Hoje, 35 anos depois, a história mostra como a iniciativa ganhou relevância. O SXSW se tornou o evento mais influente do mundo, reunindo 70 mil pessoas de centenas de países, milhares de palestrantes e centenas de conteúdos distintos, além dos originais festivais de música e cinema, sempre no início de março e sempre na aprazível cidade de Austin.
Foi no SXSW que o lendário Johnny Cash realizou um show-palestra que ganhou alcance global em 1994, e não por acaso, desde então, celebridades globais do mundo do entretenimento e também da política comparecem ao evento (este ano, batem ponto Robert Downey Jr, Tilda Swinton, Paul Giamatti e Chelsea Handler, por exemplo).
Fundamentalmente, o SXSW causou impacto por antecipar tendências e permitir a conexão de ideias variadas para que os participantes possam realmente sentir o que influencia o mundo a partir da cultura, do comportamento, da tecnologia e das ideias. Foi também no SXSW que inovações e conceitos como “Economia Compartilhada”, “Realidade Virtual e Aumentada”, “Blockchaiin”, “Internet das Coisas” e “Inteligência Artificial” deixaram de ser curiosidades para serem encaradas como tecnologias com potencial disruptivo excepcional.
Segundo Hugh Forrest, Diretor de Programação e Copresidente do SXSW, o evento é uma forma de conexão que nutre a comunidade criativa de Austin e o mundo: “Nós estamos extremamente orgulhosos de ter montado um programa de conferência diversificado e abrangente para o SXSW (2023) e mal podemos esperar para compartilhá-lo com nossa comunidade em março.”
O evento acontece entre os dias 10 e 29 d março, abrangendo 25 trilhas de conteúdo, espalhadas por locais em toda downtown Austin, incluindo Publicidade & Brand Experience, Cannabis, Engajamento Cívico, Mudanças Climáticas, Criação de Filmes e Episódios, Cultura, Design, Energia, Filmes e Indústria de TV, Alimentos, Indústria de jogos, Saúde, Mercados e economias, Mídia, Música e tecnologia, psicodélicos, esportes, startups, indústria de tecnologia, transporte, Viagens e Lazer, Revolução no Local de Trabalho e XR e Metaverso. É um mergulho profundo em um autêntico ecossistema de ideias e experiências que sinalizam para onde o mundo caminha.
“Queremos trazer correlações mais profundadas e, quando possível, mais causalidades, conectando as ideias do SXSW com o que acompanhamos no Web Summit de Lisboa, a NRF em Nova York e o nosso Conarec”
Conectando ideias do SXSW 2023
O desafio, diante de um conteúdo tão rico e diversificado e da geração de buzzwords incessantes, repercutidas por milhares de participantes em suas redes sociais, é conseguir criar recortes originais e identificar tendências aplicadas a contextos definidos. Infelizmente, por precipitação ou submissão a vieses diversos, o conteúdo do SXSW muitas vezes é mostrado de forma pasteurizada, sem profundidade e de forma fragmentada.
Este ano, Consumidor Moderno já fez uma seleção dos conteúdos mais pertinentes à nossa linha editorial e adequados `as expectativas de nosso público. Vamos abordar o que empacota efetivamente a experiência do cliente, manifestações do comportamento do consumidor e as expectativas e novos hábitos de consumo, decisão, escolhas, relacionamentos e trabalho. Queremos trazer correlações mais profundadas e, quando possível, mais causalidades, conectando as ideias do SXSW com o que acompanhamos no Web Summit de Lisboa, a NRF em Nova York este ano e o nosso Conarec, bem como outros estudos e fontes de dados.
Em resumo, participar do SXSW 2023 pode ser uma oportunidade única de fazer contatos, aprender, se inspirar, aumentar a visibilidade do seu negócio e se divertir em um dos maiores eventos de tecnologia, cinema, música e cultura do mundo. Mas demanda uma curadoria atenta para que se possa extrair o que há de mais original, inovador e impactante para as diferentes audiências. É um evento essencial para executivos e para a indústria cultural, um choque de visões e contrapontos, mas que contribui decisivamente para mostrar como o mundo evolui.
+ Notícias
Comprei ingresso para o Lollapalooza para ver Blink. E agora?