Pesquisar
Close this search box.
/
/
SXSW 2023 fomentando a “ciência da cannabis”

SXSW 2023 fomentando a “ciência da cannabis”

SXSW 2023 debate a importância de investimentos em pesquisas para o mercado de cannabis; necessários para estabelecer mais confiança sobre seu uso terapêutico e medicinal

A falta de incentivo a pesquisa por parte das grandes indústrias sobre produtos alternativos para saúde e bem-estar tem reativado inúmeros debates sobre o quão importante é o financiamento para o surgimento de novos produtos para o cuidado e manutenção da nossa vida.

Um dos campos que ganha destaque nesse cenário o uso da cannabis como elemento de resposta à indústria tradicional. No SXSW 2023, um painel procurou lançar luzes sobre essa questão e acerca da importância das pesquisas sobre o uso medicinal da cannabis.

Há um crescimento ano após ano das publicações de pesquisas, mas a quantidade total ainda está sofrendo e necessitamos de muitos esforços e investimentos 

Nos EUA, a produção de cânhamo foi legalizada a nível federal em 2018. Hoje, canabinoides são largamente utilizados no tratamento de doenças. Por lá, o uso medicinal da cannabis é permitido em 36 dos 50 estados norteamericanos, 4 territórios, além da capital Washington DC. Vale lembrar que no Texas, onde acontece o SXSW, comercialização de produtos derivados de cannabis só é permitida com níveis de THC (princípio ativo da cannabis) inferiores a 0,3%. Ou seja, produtos acima dessa porcentagem se tornam ilegais.

Para Harold Han, Co-Fundador e Diretor de Ciência da Vertosa, participante do painel “Acelerando a ciência da cannabis”, no SXSW, mesmo com todos os avanços há ainda um longo caminho para um maior entendimento, incentivo e popularização de pesquisas sobre o tema: “Sinto que há um crescimento ano após ano das publicações de pesquisas, mas a quantidade total ainda está sofrendo e necessitamos de muitos esforços e investimentos”, avalia Han.

Dado o alto custo e o longo cronograma dos ensaios clínicos tradicionais, além da aversão das instituições em trabalhar com empresas de CBD (como também é conhecido um dos canabinoides presente na cannabis), os painelistas entendem que estamos perdendo pesquisas críticas e dados objetivos sobre a eficácia e a segurança de produtos à base de cannabis.

“Interessante é notar é que o CBD e o THC ainda tendem a dominar essa área de pesquisa, mas há muitos outros canabinoides menores que merecem pesquisa e atenção e, portanto, isso faz parte do que fazemos”, diz Júlia Bramante, Gerente de Laboratório de Referência de Cannabis, do Departamento de Saúde Pública e Meio Ambiente do Colorado.

CBD e o THC ainda tendem a dominar essa área de pesquisa, mas há muitos outros canabinoides menores que merecem pesquisa e atenção 

Conheça o Mundo do CX

Cannabis e seus desafios

“O que as partes interessadas da cannabis precisam entender é que a cannabis e seu sucesso no mercado legal não são nada sem a cultura e as pessoas por trás dela”, disse Andrea Baillo, cientista experiente com um histórico comprovado de trabalho em pesquisa, desenvolvimento e fabricação de cannabis, pesquisa de câncer e indústrias de alimentos e bebidas a cannabis.

Julia Baramante salienta que as dificuldades quando o assunto é financiamento para pesquisas são um dos grandes desafios da indústria da cannabis: “Dependendo do estado em que você está nos Estados Unidos, você pode ter considerações muito diferentes para quais produtos da cannabis e regulamentos que você deve seguir em suas pesquisas, e isso é algo que não existe para muitos outros setores”, comenta.

Arian Roman, cientista e Co-Fundador e CEO da Pivital Participações explica que como todo as empresas, o mercado de pesquisa tem um ônus nisso. “É um mercado movido a dinheiro também, e neste momento em que o dinheiro não está tão fácil, você sair por aí investindo em pesquisas não é fácil. Embora você saiba que existem empresas como Open Book e Vertossa, que estão investindo com qualidade e trazendo resultados, você sabe que sempre será um desafio, mesmo com coisas boas acontecendo”.

Os dados, assim como em todas as outras indústrias, são uma fonte de informações substanciais para a evolução de produtos e mercados, e com a cannabis não pode ser diferente 

Sobre a importância da tecnologia nesse campo, os participantes reforçam que compartilhar conhecimento do que se tem pesquisado é fundamental hoje. Os dados, assim como em todas as outras indústrias, são uma fonte de informações substanciais para a evolução de produtos e mercados, e com a cannabis não pode ser diferente. “Isso remonta ao conceito de compartilhamento, porque precisamos compartilhar esses dados em vez de ‘cinco’ pessoas diferentes repetindo o mesmo experimento, que custa muito de dinheiro”, contextualiza Andrea Baillo.

Por fim, o valor da cannabis para impulsionar um novo caminho na saúde – e em diversas outras indústrias e mercados – tem se revelado a cada ano um assunto em potencial. Mas como todo mercado existe especulações, regulamentações e desafios que requerem investimentos e, em alguns casos (ou na maioria deles, como nos EUA) muito lobby.

Estabelecer mais confiança de investidores – e do consumidor – sobre pesquisas para o uso medicinal da cannabis é fundamental, mas não é tarefa fácil. Criar uma indústria ampla, robusta e popular da planta, é tão o mais difícil ainda.

No entanto, levar ao debate público, em um evento de magnitude e impacto global como é o SXSW, se revela um passo acertado e com potenciais de desdobramento em toda a sociedade. Seguir fomentado ideias e ideais disruptivos segue sendo um dos objetivos do SXSW.


+ Notícias

Psicodélicos e a economia alternativa: delírio ou negócio?

IA pode estar acabando com os nossos relacionamentos 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]