/
/
Superação feminina: mercado e as mulheres mastectomizadas

Superação feminina: mercado e as mulheres mastectomizadas

Criadora do projeto De Peito Aberto, a jornalista Vera Golik conta como inspirou a criação do primeiro sutiã para mulheres mastectomizadas no Brasil

É possível aprender com momentos de dificuldade? Vera Golik, jornalista e escritora, é um exemplo de que sim. No ano de 2000, ela soube que teria que enfrentar dois casos de câncer na família. Três diagnósticos obtidos em um período muito próximo mostraram que o irmão, a irmã e a mãe de Vera eram vítimas da doença. O fato transformou a realidade da família.

O falecimento do irmão, causado pelo câncer, então, foi o estopim para que a jornalista começasse um novo caminho. ?Nesse processo, o momento mais difícil foi aquele em que tive que contar à minha mãe que ela havia perdido o filho de 50 anos?, conta. Mas a filosofia de vida seguida por elas dizia que aquilo devia ser transformado em algo positivo. ?Vamos transformar essa situação. Vamos seguir em frente?, disse.

Vera e seu marido, Hugo Lenzi ? que é fotógrafo e sociólogo e perdeu o pai também por causa do câncer ? elaboraram, então, um projeto sociocultural que focasse a humanização da medicina. ?Vimos e sofremos com atendimento de médicos que não eram aquilo que imaginávamos. Cada vez mais, esses profissionais são treinados para cuidar de doenças e não de pessoas?, conta a jornalista.

Foi nesse contexto que nasceu o projeto De Peito Aberto. ?Quisemos nos concentrar no câncer de mama, porque ele mexe com a questão do símbolo feminino?, justifica. Por fotos e depoimentos, são contadas situações que, a partir do diagnóstico, são vividas pela mulher que passa pela doença.

São quatro momentos diferentes. Primeiro, a descoberta da doença. Depois, o processo que, como afirma Vera, inclui ?a perda do símbolo feminino? ? ou seja, questões como a queda dos cabelos, a retirada da mama. A terceira etapa é o apoio. ?Nesse caso, mostramos a importância do calor humano, da existência de pessoas presentes e médicos atentos?, diz. E, por último, o momento da superação. ?Mostramos como elas conseguiram transformar essa jornada numa oportunidade de crescimento?, explica.

Soluções para empresas

Inserida nesse universo, Vera conheceu a Change.org. A plataforma dá aos cidadãos a oportunidade de promover campanhas e abaixo-assinados de diversos temas. A jornalista soube, então, que nos EUA havia a proposta de criação de um sutiã para mulheres mastectomizadas. No país, a iniciativa não fez efeito. Mas inspirou a criação de uma ideia semelhante no Brasil.

Vera deu origem, então, por meio da Change.org, a um abaixo-assinado pedindo a elaboração de produtos para mulheres que passaram pelo câncer de mama. Nos EUA, a proposta era direcionada para uma empresa específica. Aqui, entretanto, a ideia era que as companhias de lingerie demonstrassem interesse pelo projeto.

A Darling foi a primeira empresa a se engajar na causa e criou produtos voltados para mulheres mastectomizadas. Vera lembra, no entanto, que o desafio atualmente é dar origem a produtos mais acessíveis, para que todas as mulheres tenham acesso. Existem empresas já interessadas nessa proposta, mas é evidente que essa é uma oportunidade que não se esgota e não precisa acabar nesse ponto.

* Converse conosco sobre as campanhas ativistas no nosso canal no Facebook e no Twitter, sob a hashtag #PublicidadeSocial. Saiba mais também na edição de outubro da revista Consumidor Moderno.

Leia mais:

Paciente de câncer pode ter benefícios fiscais

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]