Você tem problemas com dinheiro? Acredita que essa é uma questão que muda de acordo com as gerações? O estudo Consumer Sides, realizado pela revista Consumidor Moderno em parceria com o Centro de Inteligência Padrão (CIP) e a Research Designed for Strategy (REDS), traz dados a respeito desse tema em um recorte relacionado à pesquisa de preço.
Naturalmente, o contexto de desestabilização econômica convida os consumidores a pensarem duas vezes antes de realizar compras. Uma vez que o poder de compra vem diminuindo, a pesquisa de preços se torna mais necessária.
Cuidados com compras
Quando o assunto é pesquisa de preços por geração, verificamos que os que mais realizam pesquisas de preços são, curiosamente, os jovens da geração Z, ou seja, jovens de até 17 anos. Esse é um dado interessante, principalmente porque grande parte desses jovens não trabalha. Os que o fazem – por meios de programas de inclusão de menores no mercado de trabalho – possuem uma renda consideravelmente baixa. Em contrapartida, os jovens da geração Y, ou Millennials, são os que menos realizam pesquisas de preços.
Canal utilizado
O estudo revela também quais são os canais utilizados para a pesquisa de preço. Há consumidores que preferem realizar pesquisas on-line, enquanto outros optam pelo meio off-line, indo até as lojas, olhando catálogos, tabloides.
Embora a geração Z seja considerada a geração composta pelos nativos digitais e a mais conectada, o estudo apontou que estes são os que mais realizam pesquisa offline, enquanto a maioria dos que compõem a geração X e Y realizam pesquisas online e offline.