Que os aplicativos de streaming têm conquistado o coração dos brasileiros, a maior parte das pessoas já sabem. Afinal, não é à toa que a Netflix, Disney +, HBO Max, Amazon Prime Video e tantos outros possuem tantos usuários. Mas surpreende saber que a maior parte dos brasileiros é inclusive influenciado pelos anúncios nos streamings também.
De acordo com o relatório Rakuten Wiki, 81% dos espectadores do Brasil compram produtos ou serviços após verem anúncios no streaming de maneira geral. O numero é 10 pontos percentuais maior que a média global (71%).
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“Toda e qualquer campanha que envolva o streaming precisa ser criada com uma visão omnichannel e de forma integrada a estratégias de mídia mais amplas. Por isso é tão importante que os planos de mídia direcionem o reconhecimento da marca da maior tela da casa para a palma da mão do espectador, e vice-versa”, explica Luiz Tanisho, vice-presidente da Rakuten Advertising no Brasil.
O poder da publicidade dentro dessas plataformas
Um ponto interessante destacado pelo report é que os anúncios são inclusive conectados a outros dispositivos de acesso à internet. Ou seja, a maior parte dos espectadores assiste ao entretenimento dentro dessas plataformas com smartphones em mãos e o utilizam, após a visualização da propaganda, para realizar compras.
Em média, mostra o estudo, 59% dos brasileiros usam o celular enquanto assistem à serviços de streaming. Mais de 80% destacaram, inclusive, que navegam na web enquanto consomem seus conteúdos de entretenimento no streaming, o que também influencia e muito nas compras feitas durante o uso dessas plataformas.
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Isso também destaca oportunidades interessantes de interação entre dispositivos. Um anúncio visto no streaming pode ser, por exemplo, reforçado em um smartphone. E a própria propaganda pode se conectar ao dispositivo e facilitar todo o processo de compra por meio de um QR Code.
“As estratégias de publicidade na TV conectada precisam levar em conta o poder do contexto. Isto porque os usuários de streaming de vídeo escolhem ativamente o que estão assistindo de acordo com algumas variáveis, a exemplo do seu próprio humor. Dessa forma, a colocação inteligente de anúncios em serviços de vídeo on demand melhora o contexto em que a propaganda é vista”, complementa o vice-presidente.
O streaming já é um caminho sem volta
Outro dado que chama a atenção é que os serviços de streaming já são muito mais populares do que alguns anos antes, à frente até mesmo da televisão aberta. Segundo o relatório, o streaming já supera a TV tradicional para 56% dos brasileiros — outro número acima da média global, de 41%.
Assim, explica o vice-presidente, mais do que nunca, é hora de repensar a forma como os anúncios são feitos nessas plataformas para que eles continuem a converter vendas sem um incômodo maior. “Para ter sucesso em ações de publicidade focada em VOD (Video On Demand), é necessário planejar uma publicidade que ressoe, colocando a marca no centro dos momentos em que o público está engajado”, afirma Tanisho.
Com cada vez mais adesão, esses serviços têm inclusive disputado um espaço interessante com as TVs a cabo. E a tendência é que se tornem cada vez mais populares.
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