/
/
Personalização e poder de escolha: o streaming em evidência

Personalização e poder de escolha: o streaming em evidência

Pesquisa da Sherlock Communications aponta que 98% dos consumidores entrevistados em 6 países latino-americanos utilizam serviços de streaming, e Brasil e México se destacam por mais tempo de consumo de conteúdo.

Não há dúvidas que o streaming, além de se tornar uma fonte de entretenimento e relaxamento, redefiniu o consumo de mídias. De acordo com estudo da Sherlock Communications, os latino-americanos passam um pouco menos de tempo assistindo a conteúdos de streaming em comparação aos consumidores dos Estados Unidos. No entanto, Brasil e México destacam-se por estarem acima da média regional, com 6% e 5% dos entrevistados relatando que passam mais de seis horas por dia assistindo a conteúdos de streaming.

Dos 3 mil consumidores entrevistados em seis países latino-americanos – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru –, 98% afirmaram utilizar serviços de streaming. Esse dado chama a atenção, especialmente considerando a história da TV a cabo, que agora compete diretamente com as plataformas digitais. Filmes e séries lideram as preferências, evidenciando a valorização da personalização e do poder de escolha que o streaming oferece.

Outro aspecto interessante é o consumo de música via streaming, que ocupa a segunda posição entre os conteúdos preferidos na América Latina. Cerca de 15% dos entrevistados afirmaram que passam mais tempo ouvindo músicas do que consumindo outros tipos de conteúdo. A música se destaca especialmente na Argentina, onde 20% dos entrevistados a escolheram como sua principal forma de consumo de streaming, e no Chile, com 19%. No entanto, no Brasil e no México, a preferência pela música é menos acentuada, com apenas 12% dos entrevistados optando por ela em detrimento de outros conteúdos.

YouTube dispara nos streamings

Quando se trata de plataformas, o YouTube desponta como a mais popular no Brasil. A diversidade de conteúdo gratuito e a constante atualização têm impulsionado seu crescimento. Em julho deste ano, o YouTube alcançou um marco significativo ao se tornar a primeira plataforma de streaming a ultrapassar 10% da audiência total da TV, conforme dados da Nielsen.

O streamer mais popular subiu 7% em relação ao mês anterior, representando 10,4% do uso da TV (+0,5 ponto). Isso ocorre depois que o YouTube atingiu 9,9% da TV em junho e garantiu a segunda maior participação de visualização de TV entre todos os distribuidores de mídia.

Gráfico: Nielsen.

Comportamento do consumidor

O impacto dos serviços de streaming no comportamento dos consumidores brasileiros é evidente, tanto no que diz respeito ao consumo de conteúdo quanto às finanças pessoais. Em média, os brasileiros já assinam duas plataformas de streaming, com despesas que chegam a R$ 100 por mês. Mesmo com o aumento dos custos e a restrição no compartilhamento de senhas, uma pesquisa da Opinion Box em parceria com a Serasa revelou que 63% dos consumidores estão preocupados com os gastos crescentes. Para contornar essa situação, 51% dos entrevistados admitem compartilhar assinaturas com amigos e familiares, buscando economizar.

Thiago Ramos, especialista em educação financeira da Serasa, alerta sobre a necessidade de planejamento para evitar que os gastos com streaming se tornem um peso no orçamento familiar. “O brasileiro está reduzindo o gasto com TV por assinatura para contratar vários serviços de streaming ao mesmo tempo. Porém, com tantas inovações e reajustes de preços, é essencial traçar estratégias para que esse lazer não se transforme em um problema financeiro”, explica Ramos.

Além de impactar o orçamento das famílias, o crescimento dos serviços de streaming também tem reduzido a frequência dos brasileiros aos cinemas. Segundo a pesquisa da Opinion Box, 7 em cada 10 brasileiros estão reduzindo suas idas ao cinema, substituindo essa despesa pelo conforto e conveniência de assistir a filmes em casa.

A preferência pelo streaming é motivada pela facilidade de acesso (39%) e pelos altos custos envolvidos na experiência de ir ao cinema (37%), que inclui ingressos, deslocamento, alimentação, entre outros.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]