A Investe SP, agência de apoio a investimentos e novos negócios do governo do Estado de São Paulo, lançou nesta terça-feira (1/11) o que chamou de mapa de ecossistema de apoio ao empreendedor, o Mapa SP Conecta.
Trata-se de um site interativo destinado a indicar as diferentes empresas de apoio a startups no estado. Entre elas estão incubadoras, aceleradoras, espaços de co-working, associações, parques tecnológicos e investidoras.
A ideia, explica Investe SP, é que os agentes façam o próprio cadastro no sistema, fornecendo não só o nome e endereço mas também informações sobre seu tipo de atividade e de que maneira interage ou oferece apoio aos empreendedores.
Além do mapa com as empresas disponíveis, o sistema também oferece agenda de eventos dessas entidades, divulgações de vagas de emprego ou para inscrições de projetos e um feed de notícias, também composto por informações atualizadas pelas apoiadoras cadastradas.
Aberto ao público desde esta manhã, quando foi feito o lançamento oficial da plataforma na sede do espaço de co-working Cubo, na capital, o Mapa SP Conecta já conta com 47 inciativas mapeadas.
A maior parte (25) está na capital – a fundação estadual de apoio à pesquisa Fapesp, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da USP, o laboratório de inovação da Braskem, a associação de investidores Anjos do Brasil e o próprio Cubo são algumas delas.
Outras cidades, porém, também começam a criar o seu próprio ambiente de inovação, com destaque para as regiões de Campinas, São José dos Campos, Sorocaba e Marília.