O software Simples Dental foi criado em 2013, em uma cidade do interior de Santa Catarina, quando Ramon Maciel, hoje com 26 anos, teve um insight enquanto terminava sua faculdade de odontologia. Ao analisar alguns softwares existentes até então, Maciel percebeu uma oportunidade para empreender. Então, ele se juntou com os amigos Gélio Júnior, Lucas Carlessi, Marcos do Canto e Vitor Lopez para criar a startup que se destaca como a maior do segmento, de acordo com uma pesquisa da Alexa Internet, um serviço de internet pertencente à Amazon, que mede quantos usuários de Internet visitam um determinado site da web.
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De acordo com Maciel, no ano seguinte, a Dental Cremer, empresa que comercializa produtos odontológicos, comprou 40% da startup e isso mudou a história deles. “Antes da parceria, tínhamos pouquíssimos clientes e nosso faturamento era praticamente inexistente”, conta o dentista e empresário. A startup já fatura R$1 milhão e espera alcançar receita de R$2 milhões em 2017.
Depois de estabelecida a sociedade, a principal estratégia foi adotar um modelo de negócio “ Freemium”, ou seja, gratuito, possibilitando aos dentistas clientes da Dental Cremer o uso do software sem custo. “ Esse plano, aliado à divulgação e a um pacote de gestão de consultórios nos fez crescer vertiginosamente. Já temos inclusive projetos para expandir em outros países”, comenta Maciel.
O Simples Dental pode ser acessado pelo computador ou celular, e está disponível na Apple Store e na Google Play. A Dental Cremer disponibiliza a tecnologia para sua base de 70 mil dentistas em todo o País. Nele, os profissionais podem marcar consultas, visualizar os próximos tratamentos, controlar finanças e até enviar lembretes de consulta via SMS aos pacientes. Além disso, o sistema tem integração com maquinha de cartões para que o dentista consiga emitir boletos direto pelo software.
Os profissionais também recebem alerta de estoque, que informa quando os produtos ou equipamentos estão acabando. É possível também acompanhar o histórico clínico dos pacientes, o que pode fortalecer a relação com eles, porque o programa envia conteúdos mensais sobre saúde bucal automaticamente para os pacientes.