Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como a startup Nomo planeja movimentar o setor de telecom

Como a startup Nomo planeja movimentar o setor de telecom

Inspirada nas fintechs, a empresa vê nas inovações tecnológicas o segredo para se sobressair no mercado.

Fundada em 2021 por um grupo de colegas com passagem pela Stone, fintech brasileira de meios de pagamentos, a Nomo chegou com a proposta de ser uma operadora 100% digital – indo na contramão de outras empresas do setor de telecomunicações – para oferecer mais agilidade no atendimento e flexibilidade de escolha para os clientes, que podem optar por mais minutos em ligações ou um pacote de internet mais robusto.

Henrique Garrido, CEO e co-fundador da Nomo, explica que a ideia de criar um novo modelo de negócios em telecom surgiu a partir das inovações propostas no mercado financeiro. “Nós viemos em grande parte da Stone, vivendo a época de crescimento desde startup até IPO. O mercado financeiro através da revolução das fintechs foi desbravada em cima de elementos que enxergamos que haviam grande similaridade com telecom: mercado gigante, construído em cima de uma tecnologia legada e extremamente mal servido”, relata.

“Enxergamos que o ângulo de ataque deveria ser em reconstruir elementos de tecnologia para make telco great again, e isso era um approach grande no mercado, mas que vimos sendo feito em cases como o do Nubank e da Stone – que por mais que muitas pessoas acreditem ser apenas marca e vendas, nós enxergamos que a eficiência dessas empresas veio em reconstruir e modernizar as stacks de tecnologia, para depois crescer rapidamente”, continua o executivo, que complementa: “de certa forma, replicamos a mentalidade de fintech em uma indústria tão grande quanto”.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Os diferenciais da Nomo para o mercado de telecom

Fugindo dos moldes das empresas tradicionais de telefonia, a Nomo utiliza uma série de ferramentas que permitem a personalização de cada plano contratado. Dentre elas, estão a cobrança apenas do que foi utilizado pelo consumidor ao longo do mês, além de um botão de cancelamento e pausa do plano. Mas a maior inovação, para o CEO, é “muito foco em atendimento e experiência do cliente. Construímos um app nativo, focado em autosserviço, sem ‘0800’ ou grandes filas de espera”.

Além disso, a marca entende que, por meio de uma jornada simples, uma relação de confiança e muito foco no cliente, é possível encontrar novas formas de inovar e criar produtos que diminuam cada vez mais a complexidade do telecom.

O reflexo da experiência de consumo dos
executivos para a marca

As inovações tecnológicas fazem parte de toda a estrutura da Nomo. Mas o segredo para a ascendência no mercado, no entanto, vai além: “brincamos aqui que nossa melhor qualidade é saber encarar a verdade brutal da indústria, e isso significa entender o quão duro é o mercado e também a concorrência, mas é isso o que nos traz vantagens claras em ser a única startup que foca em construção de tecnologia e com uma base sólida de investidores (desde grandes famílias até os melhores fundos de venture capital)”, pontua Henrique Garrido.

“Dito isso, entendemos que há muita coisa que ainda não sabemos, mas a maior influência para a tomada de decisões é nunca perder nossa essência e pilares: 1. foco no cliente, 2. construir uma empresa de tecnologia e 3. que tenha potencial de fazer uma grande transformação”, completa.

Conheça o Mundo do CX

O que dizem os usuários a respeito da
experiência com a empresa?

Hoje, a Nomo opera num NPS com alguns milhares de clientes na casa dos 80%, e a taxa de conversão de respostas beira os 50%. Comparado a qualquer indústria, mas principalmente às telecoms, o resultado mostra que o discurso do CEO faz sentido.

“Muito do nosso cuidado e reforço do que mais importa pra companhia (Telco tem uma média de 5% de NPS aqui e na casa dos 20% em mercados mais maduros). Fora isso, nossa base cresce 30% ao mês, e grande parte disso se deve a aquisição orgânicas via MGM (o que chamamos de member get member), que também vem em uma crescente e hoje representa 35% das vendas”, revela o empresário.


+ Notícias

“Automação resolveu desafio de fluxo de processos para expansão”, revela executiva da RaiaDrogasil

Sustentabilidade traz benefícios econômicos para empresas?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]