Pesquisar
Close this search box.
/
/
Startup cria solução que utiliza gamificação para fidelizar consumidores

Startup cria solução que utiliza gamificação para fidelizar consumidores

Chamada de "advergame", a solução foi criada por desenvolvedores brasileiros e é voltada para shoppings. Saiba como ela funciona

O segmento de games é um dos mais aquecidos em todo o mundo. O Brasil é um importante mercado, com mais de 66 milhões de jogadores, segundo a newzoo, consultoria referência em pesquisa de games. Afinal, quem não gosta de ser recompensado por ter atingido um objetivo? E se essa premiação puder ser real e os jogadores puderem ser os consumidores dos shoppings centers?
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Essa foi a inspiração da Agência Turbo Ideias Potentes, que idealizou o Shop Shopping, um advergame. A palavra une os termos em inglês para propaganda (advertising) e jogo (game). Ou seja: o objetivo principal da solução é colocar a gamificação a favor da fidelização.
Os pontos acumulados se transformam em prêmios e descontos oferecidos pelas lojas e pelo próprio shopping. O jogo foi lançado no Cataratas JL Shopping, em Foz do Iguaçu (Paraná).

O jogo

O ShopShopping foi desenvolvido em plataforma Match 3 – o jogador deve combinar 3 peças na horizontal ou vertical para ganhar os pontos. Segundo os desenvolvedores, essa plataforma funciona como base para games que são jogados mais de 600 milhões de vezes por dia, por cerca de 50 milhões de usuários.
“As pessoas adoram receber mimos. Todo mundo gosta de ser desafiado e todo mundo tem um pouco de consumista. O Shop Shopping integra, de forma harmônica, essas possibilidades”, explica Walter Korneiczuk, diretor da agência Turbo Ideias Potentes e idealizador do jogo.
O jogo é gratuito e roda em sistema Android e iOS. Foram necessários três anos para ser desenvolvido. O jogo foi lançado com 50 fases, mas deve chegar em 100 até o fim do ano. Cada fase é representada por uma marca/loja do shopping. O administrador do game poderá sempre criar fases novas.
A cada fase o nível de dificuldade aumenta e os prêmios prometem ficar melhores. Os brindes propostos vão desde vale estacionamento, casquinhas de sorvete até vale compras de até R$ 1.000 nas lojas do shopping center.
Toda premiação concedida, que pode ser desde bônus a produtos, deve ser retirada na central de relacionamento do shopping pelo ganhador ou responsável com mais de 18 anos. A premiação é auditada pela Caixa Econômica Federal.

Relacionamento

Segundo os desenvolvedores, o aplicativo é um canal de relacionamento com o cliente. Uma das suas principais características é a capacidade de “prender” o cliente, mesmo fora do estabelecimento. O jogo também pode ser adotado por outras grandes redes, como postos de gasolina ou cinemas.
O investimento inicial para ter a licença do Shop Shopping gira entre R$ 20 mil e R$ 30 mil, com uma mensalidade de R$ 1.500. Depois desse investimento, a rede se torna responsável pela gestão dos prêmios e regulamentos; troca das premiações; relacionamento com os lojistas; gerenciamento dos dados de cadastro; manutenção da premiação trimestral e administração das ações e envolvimento com os gestores do game.
Para cada lojista estar no game será cobrada uma mensalidade de R$ 29,90. Assim, a marca terá direito a uma fase e o dono da loja terá acesso ao relatório, com o número de participantes no game e número de vezes que a marca foi visualizada. Ele também poderá adquirir uma fase bônus, com duração de 15 dias, pelo valor de R$ 329,90.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]