/
/
Startup constrói casa à prova de furacões com 600 mil garrafas plásticas

Startup constrói casa à prova de furacões com 600 mil garrafas plásticas

Uma estrutura, duas soluções para as questões da mudança climática: excesso de resíduos e condições meteorológicas extremas

De longe uma nova casa na Nova Escócia parece  ter sido feita de madeira. Mas a estrutura – escondida sob o revestimento de alumínio reciclado – foi construída com 600 mil garrafas plásticas recicladas, trituradas e derretidas e transformadas em paredes de seis polegadas de espessura.

Os painéis de plástico reciclado fornecem mais isolamento do que as paredes típicas, para que os proprietários possam economizar energia em aquecimento e resfriamento.

“Esta é uma maneira de se livrar dos resíduos plásticos e, ao mesmo tempo, desenvolver estruturas que sejam sustentáveis”, diz David Saulnier, cofundador da JD Composites, a startup que construiu a casa do protótipo.

Usar esse tipo de painel para construir uma casa não é novidade, mas a empresa optou por utilizar um material totalmente reciclado para tentar resolver o problema da poluição plástica.

A cada minuto, segundo uma estimativa, os consumidores compram pelo menos um milhão de garrafas plásticas descartáveis – a maioria acaba em aterros ou em cursos de água, não em usinas de reciclagem.

LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

garrafas plásticas

Parceria para o projeto

A startup fez uma parceria com a Armacell, uma empresa belga que usa garrafas rejeitadas pela indústria de reciclagem para construir um núcleo de espuma de 100% de plástico reciclado.

Apesar de as paredes serem leves, elas foram projetadas para serem fortes. Em testes em uma instalação de certificação, um pedaço de oito pés da parede resistiu a velocidades de vento de mais de 500 quilômetros por hora, duas vezes mais forte que um furacão de categoria 5.

“Eles basicamente não podiam destruir o painel na câmara de testes”, diz Saulnier. “Eles nunca carregaram um painel à mão na câmara de teste que eles não pudessem quebrar, nunca. O nosso foi o primeiro.”

A primeira casa será alugada no Airbnb antes de entrar no mercado e a empresa espera expandir rapidamente para aproveitar melhor o enorme volume de plástico que está sendo descartado.

“Acredito que os quatro principais fabricantes de PET estão mergulhando apenas em 0,004% do PET disponível”, diz o executivo. “Seria muito bom se essas estruturas começassem a aparecer em todo o planeta e pudéssemos trazer esse número para 1%.”

JÁ VIU? Três práticas de empresas em busca de inovação

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]