Pesquisar
Close this search box.
/
/
Star Wars Day: você conhece a origem da data?

Star Wars Day: você conhece a origem da data?

Os admiradores da Força tem tudo para comemorar hoje: desde 1979, esse é o dia da saga mais amada e icônica do mundo. Conheça sua história

Para começo de conversa: que a Força esteja com você.

Maio é um mês muito especial para os fãs de Star Wars (e para George Lucas, aniversariante do dia 14) – começando pelo fato de que, magicamente, todos os filmes da saga, com exceção do último lançamento (O despertar da Força, 2015), foram lançados no quinto mês do ano:

o    ‘Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança’ foi lançado em 25 de maio de 1977;
o    ‘Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca’ é de 21 de maio de 1980;
o    ‘Star War Episódio VI: O Retorno do Jedi’, 25 de maio de 1983;
o    ‘Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma’, 19 de maio de 1999;
o    ‘Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones’, 16 de maio de 2002;
o    ‘Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith’, 19 de maio 2005.

Fora isso, é celebrado o Star Wars Day. A explicação para o dia está no trocadilho, em inglês, da data com a frase icônica “que a Força esteja com você” (May the Force be with you), marca registrada dos Jedis (4 de maio = May 4th ou May the Fourth).

Essa ideia, no entanto, não saiu da cabeça de nenhum aficionado pela saga. O primeiro registro que se tem sobre o “May the Fourth be with you” é de 4 de maio de 1979, quando Margareth Thatcher foi eleita Primeira-Ministra da Grã-Bretanha, a primeira mulher a ocupar o posto. Na ocasião, seu partido quis homenageá-la, como é descrito pelo autor Alan Arnold, enquanto narrava o making of de “O Império Contra-Ataca”:

“Margaret Thatcher tinha ganhado a eleição e se tornou a primeira mulher primeiro-ministro da Grã-Bretanha. Para comemorar sua vitória, seu partido pegou meia página de espaço publicitário no London Evening News. Esta mensagem, referindo-se ao dia da vitória, era ”May the Fourth Be with You, Maggie. Congratulations.”, mais uma prova de como Star Wars tem influenciado todos nós”.

O primeiro encontro entre fãs realizado em comemoração à data foi feito no Canadá, em 2011. O grupo fez diversos tipos de gincanas temáticas e, desde então, vemos referências ao Star Wars Day todos os anos pela internet – e em lojas, sites, campanhas, posts, etc etc… Além disso, a Disney faz programações especiais em seus parques pelo mundo.

Neste ano, o Google criou uma página exclusiva para a data no Google Play com os jogos, livros e filmes preferidos dos brasileiros. Nesta semana (entre os dias 4 e 11 de maio), diversos itens ligados a Saga terão desconto na loja virtual. O Spotify também está celebrando e criou uma playlist inspirada na obra.

E você, vai comemorar?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]