O SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) lançou um serviço de disparo de SMS para ajudar o varejo a se comunicar com os seus clientes, o SPC Message. Em uma plataforma online, o varejista registra a planilha com os contatos dos clientes, cadastra a mensagem que quer enviar e o sistema faz o disparo para todos os números.
A solução foi criada para ajudar os comerciantes a se relacionarem com os seus clientes de forma mais efetiva. É que segundo Noilton Pimentel Lopes, gerente de produtos do SPC Brasil, a comunicação via SMS entre empresas e clientes é mais efetiva que outros canais, como e-mail e até What’sApp.
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“A gente pensa que SMS é uma tecnologia ultrapassada, mas a gente verifica que uma tecnologia com utilização grande prejudica a atenção do cliente. No What’sApp, você tem várias pessoas e vários grupos e você não consegue usar essa ferramenta de forma comercial de maneira assertiva”, afirma o especialista.
Além disso, diz, o SPC verificou pesquisas que mostram que a taxa de abertura do SMS é de 98% de abertura – o que o torna mais efetivo do que e-mail. “Além disso, o tempo de leitura no SMS é mais rápido, de no máximo um minuto e meio. Os dados mostram que 85% dos usuários brasileiros verificam mais SMS do que e-mail”, afirma.
SMS para quê?
Segundo Lopes, o SPC Message tem sido utilizado pelo comércio para comunicar promoções, descontos, pesquisas de satisfação, envio de conteúdo exclusivo e também cobrança de débitos e confirmação de pagamentos, acompanhamento de entregas de compra, confirmações, atualizações cadastrais entre outras possibilidades.
“A grande maioria tem feito comunicação promocional ou mesmo comunicação para reativar o relacionamento da empresa com o consumidor”, afirma Lopes. A ferramenta possibilita fazer toda a gestão dos disparos e identificar se a campanha gerou algum resultado para o comerciante. “Quando você faz a campanha, normalmente o varejista coloca algum código e por ele é possível acompanhar os resultados”, diz.
Para quem
Qualquer empresa associada a uma CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) pode contratar a ferramenta. O valor, segundo Lopes, depende de cada CDL, mas a cobrança é por disparo efetivamente realizado – independentemente se o cliente abriu a mensagem ou não. A própria ferramenta vai fazendo a higienização dos números.
A ideia é, além de fortalecer o relacionamento com os clientes, também ampliar as vendas. Para contratar o SPC Message, a empresa deve ser associada ao sistema CNDL. A filiação online pode ser feita no site da instituição. “A nossa intenção é que o SPC Message se torne uma ferramenta do dia a dia da empresa”, afirma Lopes.