Atualmente, um dos formatos preferidos pelos profissionais de marketing e pelos consumidores é o vídeo. Cada vez mais, as empresas acreditam na combinação de vídeos digitais e plataformas sociais. Com o objetivo de ajudar as marcas a medir o impacto deste formato, a Ipsos lança no Brasil a solução global Connect:Live.
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A ideia é permitir que as marcas testem vídeos publicitários no Facebook antes das campanhas irem ao ar. Assim, será possível identificar qual peça tem maior potencial de sucesso e a empresa poderá focar nas mensagens mais poderosas, otimizar as demais e levar ao ar campanhas que tenham maior força de conexão com os consumidores e que proporcionem melhor retorno sobre o investimento.
De acordo com Diego Pagura, diretor técnico e de inovação da Ipsos Connect, a ferramenta roda em qualquer dispositivo, e tem e proposta de ajudar marcas a mensurar campanhas também dentro de devices móveis, cada vez mais utilizados pelos usuários. Segundo informações do EGM (Estudo Geral de Meios), em nove regiões metropolitanas brasileiras, de 2015, 63% da população acima de 13 anos acessam a Internet por meio de aparelhos móveis. Há quatro anos, esse índice era de apenas 8%.
Para Pagura, entender o real impacto da comunicação digital no formato vídeo é hoje um desafio para anunciantes e agências. “Muitas vezes, a mensuração é feita somente com base em métricas de audiência e interação, como views e cliques”, afirma. Segundo ele, é cada vez mais importante enxergar com profundidade o desempenho dos conteúdos digitais, como eles alavancam as marcas e contribuem para os objetivos de negócios.
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Funciona assim: segundo Pagura, o Connect:Live veicula os vídeos na linha do tempo daqueles usuários com perfis específicos das campanhas. Depois, os usuários são identificados e convidados a responder a uma pesquisa rápida no mesmo contexto. “Com a coleta de informações, a ferramenta indica se o vídeo gerou mais proximidade ou se melhorou a lembrança de marca, se a principal mensagem publicitária foi captada e se a consideração pela marca foi elevada, além de outros atributos”, explica o especialista. O processo é rápido e dentro do contexto real de interação com a audiência, no dispositivo em que a plataforma for acessada (celular, tablet, laptop ou desktop). “Uma amostra dos usuários que não visualizaram o vídeo também é pesquisada e os resultados dos dois grupos são comparados”, comenta Pagura.