A hora do almoço é um momento de alegria para a maioria dos funcionários – principalmente para aqueles que possuem vale-refeição. Mas a melhor notícia, nesse caso, é que as empresas desse setor estão engajadas em fazer uma transformação na vida dos colaboradores.
Exemplo disso é a inovação implantada pela Sodexo. Agora, a empresa permite que os consumidores realizem compras online.
Como explica o diretor de Estabelecimentos da Sodexo Benefícios e Incentivos, Alberto Weisser, existe uma tendência mundial que encaminhou a empresa para a decisão de inovar nesse sentido. “Estamos ligados à questão de qualidade de vida e isso passa, evidentemente, pela alimentação”, aponta. Assim, ele explica que, nos últimos dois anos, participou de grandes eventos para compreender as tendências que acompanham o segmento.
Por enquanto, a parceria de comprar online está restrita à Pronto Light, uma loja virtual que produz e entrega refeições congeladas, preparadas com produtos naturais e orgânicos. Porém, esse é só o começo. “Vamos investir em outras empresas”, explica Weisser. “Somos a primeira empresa onde o cartão alimentação e refeição transacionam online”. Isso significa que, feita a compra, o consumidor não precisará pagar no momento da entrega. O vale poderá ser usado no ato da compra, usando a própria internet. “Conceitualmente, não é uma inovação disruptiva, mas é uma mudança no modelo de compras em alimentação”, defende.
Quem é o consumidor?
O executivo explica ainda que a Sodexo investe no amplo conhecimento sobre o que o cliente espera. Assim, ele aponta que existem quatro gerações utilizando os serviços da empresa – e isso não faz muita diferença. “A conclusão é que ele é sempre cliente, independente da idade”, afirma. “No fundo, o que estamos falando é que três coisas influenciam: renda; o fato de o restaurante se tornar um centro de entretenimento, como o Eataly; e o momento, que altera o relacionamento e influencia a forma como o cliente interage com o restaurante”.
Tecnologia saudável
Assim, ele diz que a Hershey’s divulgou uma pesquisa mostrando que os consumidores querem entender os rótulos dos produtos. “As pessoas querem mais comidas naturais, que pareçam caseiras”, diz. E foi justamente por isso que a Sodexo escolheu a parceria com a Pronto Light, que se encaixa no perfil ideal para o cliente.