No primeiro dia do maior congresso de varejo do País, Brazilian Retail Week 2015, Sérgio Bento, sócio-líder de financial management na América do Sul da KPMG no Brasil, falou que aumentar a produtividade vai além da redução de custos. ?É um processo que temos que ir implementando e crescendo no dia a dia?, disse. Segundo o consultor, em um cenário desafiador como o que estamos vivendo, é muito comum as empresas deixarem de investir e reduzir o número de funcionários. ?Redução de custos é sempre importante, mas não deve ser pensada só nos momentos de dificuldades. Ela tem de fazer parte das empresas, sempre. É um processo continuo?, afirmou Bento.
?Para reduzir precisa ter informações, conhecer os detalhes, para não cortar coisas importantes que comprometam a operação depois?, complementou. De acordo com Bento, a maioria das empresas não busca conhecer outros mercados, estudar empresas fora do universo delas, e isso é importante para conhecer modelos diferentes de negócios.
Para o executivo, para crescer de forma estruturada não se pode deixar a governança de lado. ?Existem muitos caminhos que podem ser analisados para aumentar a rentabilidade, oferecendo valor para clientes. E as empresas precisam olhar para dentro e perceber os pontos que precisam ser melhorados?, disse Bento.
Entre as questões que precisam ser avaliadas estão a atualização do cadastro de produtos, estratégia de compras e estocagem, além da efetividade da cadeia de suprimentos. ?É importante ter um projeto especifico para cada área. Não adianta querer fazer tudo de uma vez?, ponderou Bento. ?Tem que repensar a estratégia da operação e aumentar a eficiência. Por que a produtividade é tão baixa no Brasil? Será que o problemas são as pessoas ou os processos que não permitem que elas sejam amais produtivas??, questionou.
Sobre investimento em tecnologia, Bento afirmou que nem todos nos indicares funcionam para todo modelo de negócio. ?Eles devem estar atrelados à estratégia de do negócio. Se usados de forma indiscriminada, corre-se o risco de cometer erros graves na tomada de decisão?, complementa.
Bento considerou que fazer um planejamento com base zero pode trazer resultados mais claros quanto ao custo da operação, separando o que é realmente necessário e o que é investimento para melhorias. Isso ajuda a otimizar os gastos.
O trabalho de BackOffice tem que estar otimizado, para que ele traga as informações de forma rápida para que os gestores tomem as decisões estratégicas. ?Conhecer o cliente, os produtos que mais giram e que mais geram margem são questões fundamentais para um bom andamento do negócio?, completa.
Confira a cobertura do BR Week 2015 ao longo do dia e amanhã (29) no portal NOVAREJO.
Leia mais