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Smartphone é fator de inclusão digital (e social)

Smartphone é fator de inclusão digital (e social)

Os smartphones mudaram a nossa vida. Mais do que isso, os celulares multifuncionais redesenharam as sociedades e as funções de instituições antes pétreas

Por meio deles, uma parcela considerável de brasileiros que nunca tiveram conta em banco foram bancarizados de alguma forma. Outros passaram a ter acesso à internet ? muitos deles sem jamais ter passado pelo computador.

Atualmente, 66% dos acessos são feitos pelos smartphones. Em comparação, esse valor era de apenas 40%, o que nos dá uma ideia de o quão rápido os brasileiros estão adotando esse meio ? tanto que a porcentagem de acessos diários subiu para 76% em 2014, contra ?apenas? 56% em 2013, segundo uma pesquisa feita pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Uso consciente de celular pode gerar economia

Por isso mesmo os smartphones são sucessos de venda entre os eletrônicos. Veja os números e a comparação de vendas no Brasil e em outros países, em levantamento realizado pela IDC:

Propaganda em dispositivos móveis
Com o aumento do uso dos smartphones, a propaganda mobile, obviamente, torna-se uma fatia mais substancial do mercado. Apesar disso, os brasileiros ainda não estão familiarizados e confortáveis com anúncios dessa natureza. A consultoria Forrester afirma que apenas 5% da verba de marketing das grandes marcas vai para a publicidade em dispositivos móveis e, em 2015, a maioria das marcas deve manter aproximadamente o mesmo budget do ano passado.

Mas isso não significa que o mobile marketing é um elefante branco. Em 2014, o Facebook informou que 62% de sua receita de anúncios em mobile no primeiro semestre e os gastos globais de mobile marketing aumentaram 75%, para cerca de 32 bilhões de dólares, isto é um quarto do investimento em anúncios digitais do mundo inteiro.

Programa idealizado por alagoanos traduz sons, textos e até fotos para língua de sinais

Houve também um investimento maciço em real-time bidding (lances em tempo real ou RTB), com investimentos de até 69% a partir do primeiro trimestre. As redes de anúncios passaram adotar RTB ou comprar diretamente de empresas focadas em anúncios móveis: Yahoo adquiriu Flurry, Millennial Media adquiriu tanto Nexage quanto JumpTap e Twitter adquiriu NamoMedia e TapCommerce; além de uma série de outras aquisições e fusões menores, que são muito numerosas para mencionar. Uma tendência que pode crescer – se a conectividade do brasileiro ajudar – são os anúncios por geolocalização, de acordo com o blog PMWeb.

A jornada de consumo no século XXI

 

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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