Pesquisar
Close this search box.
/
/
O entretenimento das telas da Sky: como o CX pode ser aliado para se destacar

O entretenimento das telas da Sky: como o CX pode ser aliado para se destacar

Fomos até a segunda maior operadora de TV paga do país para saber mais sobre as estratégias de fidelização da marca

Tente se recordar de alguma experiência de compra em que, além de um bom atendimento e um produto ou serviço feito com qualidade, lhe trouxe a sensação de que você é importante para a empresa. Esses são os resultados de uma estratégia bem aplicada na experiência do cliente, ou customer experience (CX), em inglês.

A CX se refere a toda a jornada do cliente, desde o momento em que se ouve falar de determinada empresa, passando pela consideração de compra ou aquisição do serviço, atendimento, efetuação da compra até o momento pós-venda. Se, após cada um desses passos, o cliente sair com uma impressão positiva da empresa, muito provavelmente voltará a fazer negócios, ou seja, se fidelizará à marca. E esta é uma preocupação da Sky, de acordo com Raphael Denadai, presidente da concessionária de serviços de telecomunicações, famosa por seu serviço de TV por assinatura. Em entrevista exclusiva, Denadai fala sobre as estratégias por trás da CX para o entretenimento.

Quais os principais desafios enfrentados pelo setor?

“O mercado de TV por assinatura tem passado por uma transformação global, não só com a chegada do streaming e novas tecnologias, como também pelo surgimento de inúmeras plataformas de vídeo e conteúdo. Somado a isso, aqui no Brasil temos algumas peculiaridades adicionais – a chegada do 5G, o imenso problema da pirataria e a busca constante por uma agenda regulatória que favoreça o ecossistema e facilitem o acesso da população a conteúdos e informações de qualidade. Dado este entorno, é fundamental seguir investindo em formatos híbridos, disponibilizando diferentes plataformas de acesso aos clientes e entregar serviços atrelados às necessidades e/ou às possibilidades de cada região e cliente.”

Conheça o Mundo do CX

Como a Sky busca se destacar no serviço que oferece?

“Primeiramente, concentramos nossos esforços em oferecer um atendimento de excelência aos nossos clientes. Isso está no DNA da SKY. Também buscamos ouvi-los e acompanhá-los em suas jornadas para identificarmos suas necessidades, a fim de entregarmos produtos e serviços capazes de atender a cada perfil de consumidor. Também investimos em conteúdos exclusivos e de qualidade para que os nossos assinantes tenham a experiência mais completa de entretenimento e informação. Além disso, buscamos ir além da TV por assinatura. Hoje nos posicionamos como um hub de conteúdo e diversão, oferecemos TV paga, streaming, internet e muito mais.”

Quais as maiores dores que a Sky busca sanar nos clientes?

“Hoje em dia, em meio a tantos serviços de conteúdo, os consumidores ficam perdidos, sem saber onde assistir ao jogo do seu time favorito e onde está passando sua série predileta. Diante disso, queremos descomplicar a forma de se consumir entretenimento e oferecer conteúdo para toda a família e para todos os gostos. Nossos clientes podem flutuar entre o linear e o on demand de forma prática, simples e acessível, a qualquer hora. A SKY se faz presente em diferentes momentos do dia a dia de seus usuários, seja durante uma viagem, no transporte, em qualquer lugar, ao poderem acessar os conteúdos pela TV, pelo celular e pelo tablet. E isso só é possível por meio da parceria que temos com a DGO, plataforma que une TV ao vivo online e conteúdo on demand. Clientes SKY têm DGO disponível, podendo acessar a plataforma gratuitamente com o mesmo login e senha utilizado na SKY. Basta apenas baixar o aplicativo no aparelho de preferência e ter conexão com internet.”

Como a pandemia transformou o trabalho da marca?

“A SKY vem trabalhando ainda mais forte no mindset de transformação digital e inovação. A pandemia impactou muito no comportamento do consumidor, que hoje é cada vez mais digital, e estamos acompanhando este movimento com investimento constante em tecnologia. A variedade de canais digitais de atendimento já oferecida pela SKY antes do isolamento social possibilitou que os clientes pudessem, de forma segura, buscar informações gerais sobre a fatura, solicitar a reconexão de sinal, entre outras funções com comodidade e agilidade. Entre os meses de março e junho de 2020, as assistências nos canais digitais representaram, em média, 65% do fluxo da operadora. Para se ter uma ideia, em março de 2020, logo no início do período de isolamento social, o autoatendimento via WhatsApp, rede social mais utilizada pelos brasileiros, registrou crescimento de 94% referente ao mês anterior.
Acreditamos na efetividade desses formatos de atendimento e entendemos que eles impactam diretamente na agilidade das tratativas e na satisfação do cliente.”

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

A SKY é a maior operadora de TV paga via satélite do país. Como a empresa busca atender às mais diversas necessidades com eficiência e qualidade?

“O segredo é ouvir os nossos clientes e observar o comportamento deles. A percepção do cliente é um dos aspectos mais valiosos para a SKY. É preciso desenvolver uma relação forte e transparente com eles. E não é um trabalho fácil, pois o Brasil é um país de grandes dimensões e diferenças. Como cada região tem suas necessidades, sabemos da importância de operamos com produtos, serviços e ofertas específicas para cada região, universalizando o acesso ao conteúdo, com investimentos contínuos em múltiplas tecnologias e parcerias para atender a expectativa do público, cada vez mais exigente.”

Quais são os projetos para o futuro da SKY?

“Continuaremos a democratizar o acesso a diversão e a informação para todas as regiões do país, sem exceção e independente do perfil do consumidor. Avançaremos com o SKY Fibra pelo Brasil, nosso serviço de Internet banda larga por fibra ótica lançado em agosto. Até o final deste ano, o serviço estará disponível em 60 municípios de diferentes regiões do país. O objetivo é expandir para todo o Brasil.
Seguiremos a parceria com a DGO, plataforma que une canais ao vivo e conteúdo on demand, para que nossos assinantes tenham o melhor da TV e do streaming em qualquer hora e lugar. Teremos ainda muitas outras novidades. Estamos sempre em busca de nos anteciparmos às mudanças do mercado para conseguirmos entregar o melhor serviço e excelência no atendimento de forma relevante e inovadora, colocando o consumidor e suas necessidades sempre em primeiro lugar.”


+ Notícias

Comportamento e consumo: viajantes querem imóveis de temporada

Estratégias para ganhar a confiança pelo e-mail marketing

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]