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Jornada simples e segurança aos usuários: os desafios da saúde

Jornada simples e segurança aos usuários: os desafios da saúde

Como a simplicidade da experiência por meio da tecnologia pode ser aplicada a setores complexos sem comprometer a conformidade ou a segurança dos usuários.

A capacidade de simplificar processos sem sacrificar a integridade dos dados ou a conformidade com regulamentações tornou-se um ponto crucial na evolução de indústrias tradicionalmente complexas e regulamentadas. A integração da tecnologia na área da saúde passou a oferecer soluções simples que melhoram a jornada do paciente, ao mesmo tempo em que asseguram os padrões de segurança e conformidade.

Um dos pontos cruciais é a maneira como a tecnologia simplifica a interação entre pacientes e profissionais de saúde, transformando um processo burocrático em uma jornada simples. Soluções como teleconsultas, agendamentos por aplicativos e chatbots reduzem a burocracia e o tempo gasto, aumentando a acessibilidade aos cuidados médicos. Essas inovações não apenas simplificam o processo, mas também amenizam questões de segurança, com tecnologias de biometria e assinaturas eletrônicas para garantir a autenticidade e a integridade das interações remotas.

Tecnologia traz mais agilidade aos atendimentos médicos

Guilherme Kato, CTO do dr.consulta, rede de centros médicos que oferece consultas médicas, exames e serviços de saúde, defende que, para os pacientes, soluções simples como a possibilidade de fazer uma ‎consulta remota, ou de marcar exames e atendimentos ‎médicos por meio de chatbots ou aplicativos, tornaram a rotina de cuidados ‎muito mais ágil e fácil sem comprometer a segurança. “E isso é extremamente positivo, pois muitas pessoas desistem de fazer exames ou consultas porque não querem perder horas em sistemas de atendimento burocráticos”, completa.

Além disso, a tecnologia tem transformado a gestão interna dos centros médicos. Sistemas integrados de prontuário eletrônico armazenam de forma segura e acessível todo o histórico de saúde dos pacientes, permitindo que profissionais de saúde em diferentes unidades tenham acesso às informações necessárias. 

“No dr.consulta, investimentos em inovação foram direcionados para criar soluções que visam cuidar da saúde dos pacientes de maneira inteligente. O ‎prontuário único e integrado armazena todo o histórico de saúde do paciente, incluindo exames, prescrições, doenças e sintomas. Esse sistema permite que a equipe de saúde acesse as informações de qualquer unidade, ‎garantindo a simplicidade na experiência do paciente, seguindo rígidos ‎padrões de segurança e de proteção de dados”, comenta ‎Guilherme Kato.

Inovações tecnológicas traz novas perspectivas em cuidados médicos

As mudanças na área da saúde têm sido impressionantes nos últimos anos, trazendo uma série de tecnologias que revolucionaram os cuidados médicos. O setor de telemedicina e teleconsulta permite consultas médicas remotas, facilitando o acesso a cuidados de saúde, especialmente em áreas remotas ou para pacientes com mobilidade limitada. Já a Inteligência Artificial (IA) é usada para auxiliar médicos no diagnóstico, analisando grandes conjuntos de dados e imagens médicas para identificar padrões e anomalias, melhorando a precisão do diagnóstico.

Aos pacientes, os wearables e dispositivos de monitoramento, como smartwatches e sensores de saúde oferecem a capacidade de monitorar constantemente parâmetros vitais, atividade física e até mesmo sinais precoces de problemas de saúde. Para os médicos, os sistemas de prontuário eletrônico integrados armazenam de forma segura e acessível o histórico médico do paciente, permitindo que diferentes profissionais de saúde acessem informações relevantes em tempo real. 

“Outra vantagem no dr.consulta é a análise preditiva dos dados coletados na nossa pré-consulta ‎inteligente e em outros pontos do processo, que permite identificar padrões e ‎otimizar recursos, reduzindo custos operacionais enquanto mantém a eficácia ‎no atendimento. Para citar um exemplo, uma das soluções desenvolvidas pelo ‎dr.consulta, o skalAI, calcula a demanda de pacientes por meio de algoritmos e ‎inteligência artificial e sugere automaticamente os melhores dias e horários de ‎agenda para cada médico. Com isso, conseguimos aumentar o número de ‎pacientes atendidos e a ocupação das agendas”, pontua o especialista.

Ainda há a possibilidade do uso de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) em simulações médicas para treinamento de profissionais de saúde, planejamento de cirurgias complexas e até mesmo para tratamento de fobias e terapias de reabilitação. “Essas tecnologias têm transformado a prestação de serviços de saúde, tornando-a mais acessível, eficiente e personalizada, ao mesmo tempo em que mantêm um alto padrão de segurança e conformidade com regulamentações médicas”, ressalta Guilherme Kato.

Para garantir a privacidade e segurança dos dados dos pacientes, práticas como criptografia robusta, controle de acesso e conscientização contínua dos profissionais são essenciais. Além disso, parcerias estratégicas e conformidade com regulamentações de privacidade reforçam a segurança dos dados. A análise de dados também permite personalizar planos de tratamento e melhorar a satisfação do cliente, já que os profissionais de saúde têm uma visão completa do histórico de saúde de cada paciente, antecipando diagnósticos e prevenindo complicações.

‎Implementar soluções inovadoras ainda é um desafio para o setor de saúde

Mesmo com tantas vantagens, a área da saúde ainda enfrenta resistências à implementação de novas tecnologias, especialmente por ser um setor altamente regulamentado. Apesar disso, as healthtechs, empresas focadas em saúde e tecnologia, conseguem minimizar essas resistências ao possuírem operações digitais já consolidadas, facilitando a implementação de soluções avançadas, como a teleconsulta no início da pandemia, como esclarece o CTO do dr.consulta: “Nossa ‎operação é alicerçada em uma robusta plataforma tecnológica especialmente ‎construída para nossas necessidades. Isso minimiza bastante eventuais ‎resistências à mudança e nos permite implementar soluções complexas num curto espaço de tempo como foi, por exemplo, com nosso modelo de teleconsulta no início da pandemia de COVID-19”.

Os obstáculos à adoção generalizada de tecnologia na saúde podem ser superados com estratégias de mudança organizacional, investimentos em treinamento e demonstrações claras dos benefícios a longo prazo. Organizações como a Mayo Clinic e a Cleveland Clinic, nos EUA, e empresas brasileiras como a Memed, Conexa e Neuralmed, são exemplos que têm liderado transformações significativas na saúde por meio da tecnologia, demonstrando casos de sucesso na implementação de soluções inovadoras para melhorar a experiência do paciente e a eficiência operacional.

A tecnologia não apenas impulsiona a eficiência das operações no setor, mas também promove mudanças culturais nos serviços de saúde, permitindo uma abordagem mais humanizada ao liberar tempo para interações mais próximas entre pacientes e profissionais de saúde.

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