A impressão que se tem andando pelos shoppings brasileiros não é boa – e essa é uma percepção real. No mês de maio, o fluxo de visitas nos centros de compra do país registrou recuo de 6,78%, segundo o índice IVSC (Índice de Visitas a Shopping Centers), realizado pela ABRASCE em parceria com a FX Flow Intelligence, empresa especializada no monitoramento de fluxo do varejo.
Nem mesmo o Dia das Mães, considerado uma das principais datas do varejo nacional, ajudou no aumento do fluxo de consumidores nos centros de compras. Com relação a abril de 2016, houve uma ligeira queda de 0,90% na quantidade de pessoas nos shoppings.
Resultado regional
De acordo com o levantamento, a região Sul registrou o maior recuo, cerca de 11,88%. O Nordeste teve recuo de 6,65% enquanto o Sudeste caiu 4,9% no número de visitantes. No acumulado do ano até o momento, a queda é de 5,29% em relação a 2015.
“O Índice IVSC espelha a realidade enfrentada pelos varejistas brasileiros atualmente. Mesmo com uma data importante no calendário, o mês de maio não teve um bom desempenho nas vendas para o comércio e, consequentemente, não houve aumento no fluxo de pessoas”, analisa Marcelo Tavares, CEO da FX Flow Intelligence.
A pesquisa é realizada mensalmente e leva em conta os dados obtidos pela companhia no acompanhamento dos consumidores nos principais shoppings do país.