A marca global de moda Shein celebra seu crescimento acelerado no Brasil, com mais de 330 parcerias em 12 estados, desde o início de sua operação local em março de 2023. Com um compromisso de atender às necessidades dos consumidores brasileiros, a Shein anuncia o lançamento de três novas coleções: plus size, fitness e underwear, todas projetadas e produzidas pensando no corpo diversificado do público brasileiro.
Segundo Fabiana Magalhães, diretora de produção local da Shein Brasil, a empresa tem uma equipe de planejamento e tendências que se dedica a analisar as passarelas, as tendências da moda e as necessidades dos consumidores. “Cada tendência é confirmada com tecnologia, por meio da análise de dados”, explica. A Shein diz que acredita em fomentar a indústria local, contribuindo para a modernização e o aperfeiçoamento de seus parceiros fabricantes, e levando a indústria brasileira a um novo patamar de eficiência, agilidade e qualidade.
Modelagem sob medida para o corpo brasileiro
Considerando priorizar a experiência do cliente, a Shein desenvolveu uma nova tabela de medidas que se adapta ao corpo brasileiro. Oferecer uma boa modelagem, com diversas opções de tamanhos, reforça nosso compromisso em oferecer a beleza da moda para os nossos consumidores com preços acessíveis”, destaca Magalhães. Ela também afirma que cada tendência é confirmada com tecnologia por meio da análise de dados. Assim, as coleções refletem as preferências do mercado brasileiro.
A coleção plus size abrange tamanhos do 48 ao 58 (G ao G5) e oferece uma variedade de modelos, incluindo saias, calças, vestidos, croppeds, t-shirts, camisas e coletes. As categorias fitness e underwear incluem itens variados, como shorts, tops, leggings, jaquetas, pijamas e lingeries.
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Produção local e o futuro
A Shein tem planos ousados para o mercado brasileiro. A empresa quer que 85% de suas vendas no Brasil sejam compostas por produtos fabricados no país até o final de 2026, em parceria com cerca de 2 mil fábricas. Essa iniciativa tem o potencial de gerar aproximadamente 100 mil empregos diretos e indiretos nos próximos três anos.
A nova abordagem da Shein baseia-se na produção de pequena escala, produzindo apenas um pequeno lote de 100 a 200 unidades por produto. Isso permite que a empresa avalie em tempo real a resposta do mercado e produza em maior escala somente os produtos que têm demanda garantida. Além disso, reduz o desperdício na fabricação de peças de vestuário e também proporciona uma experiência mais personalizada para os consumidores.
Adaptando-se ao mercado nacional
Apesar da discussão em andamento sobre a taxação de compras internacionais, a Shein concentra seus esforços na expansão da produção local. A marca acredita que o Brasil é um dos cinco maiores mercados para a empresa e destaca a capacidade têxtil e a mão de obra qualificada no país.
A produção local permite à Shein oferecer preços acessíveis, uma vez que reduz custos logísticos e permite a utilização de matérias-primas de qualidade disponíveis no Brasil. Ao investir na modernização da indústria têxtil local, a empresa espera melhorar a logística de entregas e acelerar o recebimento dos pacotes pelos consumidores, contribuindo para uma experiência de compra ainda mais satisfatória.
Experiência de compra mais atraente
A Shein também tem em vista impactar positivamente o mercado brasileiro por meio da eliminação de barreiras fiscais. Isso proporcionará uma experiência de compra ainda mais atrativa para seus clientes. Como já foi dito, o mercado brasileiro é estratégico para a empresa.
Portanto, a produção local visa não apenas reduzir custos, mas também contribuir para o desenvolvimento da indústria nacional e modernizar o setor têxtil no Brasil. Assim, a Shein quer mostrar que está comprometida com a oferta de preços acessíveis, aproveitando as matérias-primas disponíveis no país para atender às demandas dos consumidores locais