/
/
Setor supermercadista cresce 7% em outubro

Setor supermercadista cresce 7% em outubro

E-commerce e supermercados destoam das demais perspectivas pessimistas do varejo

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou nesta quinta sua pesquisa mensal, apontando que o setor aumentou suas vendas em 2,08% de janeiro a outubro, comparado ao mesmo período de 2013.

Em outubro, crescimento foi de 7,18% sobre setembro e de 4,81% em relação ao mesmo mês do ano passado, em termos reais, já excluindo o efeito da inflação que, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) do IBGE, foi de 0,42% em outubro e de 5,05% no acumulado de 2014.

Nominalmente, alta foi de 8,52% no acumulado do ano, de 7,63% em relação a setembro e de 11,71% sobre outubro do ano passado.
Para o presidente do conselho consultivo da entidade, Sussumu Honda o ritmo de crescimento superou as expectativas. ?As vendas do setor tem relação estreita com o aumento da renda do brasileiro?, observou.

Entre as estatísticas de entidades representativas do varejo divulgadas nos últimos dias, o setor supermercadista e o de comércio eletrônico ? crescimento estimado para o ano de 21% sobre 2013 ? destoam das demais perspectivas pessimistas, como a pesquisa de intenção de consumo das famílias paulistanas da FecomercioSP, que apontou queda de 12,9% em novembro sobre o mesmo mês de 2013.

Ou o índice de confiança do consumidor, este de abrangência nacional e formulado pela FGV, que atingiu o menor nível desde dezembro de 2008 e a estimativa da CNDL, de que o número de empregados temporários contratados diminua em 24 mil postos de trabalho.

Com a queda de 0,2% no PIB brasileiro no terceiro trimestre, a FecomercioSP chegou a divulgar nesta sexta (28) uma nota categórica afirmando que ?a economia nacional não tem condições de se recuperar no curto prazo?.

Se por um lado a perspectiva parece tenebrosa, por outro, os bons números esperados do Black Friday, do período natalino e a constatação de que o varejo é o hoje o maior propulsor da economia nacional indicam que ainda dá para ser otimista. O IDV, por exemplo, projeta alta nas vendas de 3,7% em novembro e de 3,5% em dezembro, em comparação com os mesmos períodos do ano anterior.

Leia mais:

Ainda dá para ser otimista

Supermercados venderão 14% a mais no Natal

Supermercados crescerão apenas 1,9% em 2014

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]