/
/
Após cinco meses de queda, setor de serviços volta a gerar empregos em SP

Após cinco meses de queda, setor de serviços volta a gerar empregos em SP

Levantamento da FecomercioSP aponta uma leve reação no segmento, mas os resultados ainda estão muito abaixo da série histórica registrada. Entenda

Após cinco meses de quedas consecutivas, o setor de serviços do Estado de São Paulo voltou a gerar empregos em agosto, aposta levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) com base nos dados do Ministério do Trabalho. No período, o setor criou 1.522 empregos com carteira assinada, resultado de 182.512 admissões e 180.990 desligamentos.

Com isso, o estoque de trabalhadores atingiu 7.384.317. Apesar do saldo positivo de vagas, foi o menor número de postos de trabalho abertos para agosto desde o início da série histórica, em 2007. Já no mesmo mês de 2015, o saldo foi praticamente o dobro do atual, com 3.106 vínculos empregatícios formais.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

Por outro lado, a entidade aponta que de janeiro a agosto deste ano foram extintas 40.310 oportunidades de trabalho, sendo o primeiro saldo negativo registrado para o período desde 2007. No acumulado dos oito primeiros meses de 2015, foram criadas 11.350 vagas celetistas. Entre setembro de 2015 e agosto de 2016, foram eliminados 158.493 empregos formais no setor de serviços.

Na capital paulista, o segmento eliminou 1.432 empregos formais. De janeiro a agosto de 2016 foram extintos 25.854 postos de trabalho. Já nos últimos doze meses, no saldo acumulado de setembro de 2015 a agosto deste ano, são 64.951 empregos formais perdidos pelo setor de serviços na economia paulistana.

Das doze atividades pesquisadas em agosto, onze apresentaram queda no número de trabalhadores formais, na comparação com o mesmo mês de 2015. Os setores mais afetados foram as atividades de Transporte e armazenagem (-4,8%) e Profissionais, científicas e técnicas (-4,0%). O único desempenho positivo para o período foi registrado no setor de serviços médicos, odontológicos e serviços sociais com a criação de 6.317 vagas, que representa um aumento de 0,8% do estoque de trabalhadores.

Impulsionador
Na visão da FecomercioSP, o crescimento do emprego formal no setor de serviços em agosto foi impulsionado pelos serviços educacionais. Além de possuir bom desempenho em 2016, com mais de 18 mil empregos gerados, naturalmente o período avaliado auxilia este resultado, isto é, o início do segundo semestre letivo. É uma tendência bastante parecida que também ocorre em todo início do ano, quando retornam as aulas. O desempenho positivo do setor fora auxiliado também pelo crescimento bastante sustentado dos serviços médicos, odontológicos e sociais, a única atividade com aumento do mercado de trabalho celetista em agosto, no acumulado em 2016 e nos últimos doze meses.

De acordo com a Federação, como o setor começou a mostrar mais desligamentos que admissões de forma tardia em relação ao varejo e atacado no Estado de São Paulo, é natural que demore um pouco mais para mostrar alguma reação. Ao mesmo tempo, a entidade julga que o pior já passou.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]