Pesquisar
Close this search box.
/
/
Melhoria nos serviços da saúde: integração de dados é a solução

Melhoria nos serviços da saúde: integração de dados é a solução

A transferência de dados de diferentes players do setor para uma mesma base é o que ajudaria a colocar o paciente no centro do cuidado

Como a tecnologia e a ciência de dados estão transformando a gestão de saúde? Esse foi o tema do Webmeeting realizado ontem pela SantéCorp, empresa do Grupo Fleury dedicada a soluções tecnológicas para coordenação de cuidados em saúde, com o apoio do Global Summit Telemedicine & Digital Health.

Embora a pandemia tenha acelerado de vez o uso de canais digitais na área médica, os especialistas enfatizaram que ainda exista um longo caminho a percorrer. “Temos observado que o sistema de saúde sofre por conta de sua fragmentação. Existem muitas ações isoladas, mas ao final há uma dificuldade de integração de dados que impede que seja feito algo coordenado em prol da saúde da população”, disse Eduardo Oliveira, CEO da SantéCorp.

Oliveira explicou que, para existir uma integração efetiva das informações, é essencial que os dados captados por diferentes players, como operadoras de saúde, ambulatórios e programas de saúde, que atuam, por exemplo, com pacientes crônicos, sejam transferidos para uma mesma base. Desta forma seria possível analisar dados de forma analítica preditiva e personalizar os serviços de acordo com o paciente, além de atuar de forma preventiva. “Isso permite trazer o indivíduo para o centro do cuidado e, com isso, coordenar melhor a saúde dele,”, explicou.

Digitalização na saúde

Jeane Tsutsui, diretora-executiva do Grupo Fleury, enfatizou que a digitalização da saúde não é de hoje. O tema já vinha ganhando destaque antes da Covid-19. “É um mercado crescente, a estimativa, antes mesmo da pandemia, era de que mais de 6,1 bilhão de pessoas tivessem smartphones ou tablets com acesso a aplicativo de saúde em 2020. Essa visão de integração e cuidado coordenado com a saúde do paciente está na pauta de todo o mundo que busca vencer os desafios de saúde”, explicou.

Entretanto, para que a digitalização funcione, Paulo Lotufo reitera que o fortalecimento do papel do médico é crucial. Isso porque muitos profissionais da área têm receio de que o avanço dos sistemas digitais afete o futuro da profissão, o que não deve ocorrer, na visão de especialistas “Temos que ganhar a confiança do profissional. Ele é quem trata da saúde individual das pessoas e sabe, portanto, o que é melhor para o paciente”.

Nesse sentido, o Fleury desenvolveu a plataforma de telemedicina “Cuidar Digital”, para que os médicos possam oferecer consultas online aos pacientes. Qualquer profissional pode usar o canal gratuitamente. O objetivo é aproximar os pacientes dos médicos, principalmente nesse momento de isolamento social. “As doenças crônicas, por exemplo, continuam e o paciente precisa manter contato com o seu médico. A telemedicina, portanto, é uma ferramenta que veio para ficar, mas que não vai substituir o atendimento presencial. Ela é um complemento”.

O Grupo também lançou, recentemente, o programa “Cuidado Integrado para Empresas”, para dar suporte às organizações que estão retomando as atividades após a quarentena, e um aplicativo que permite as empresas rastrearem funcionários que estão com sintomas da Covid- 19 e identificar ainda com quais pessoas tiveram contato na empresa. “O propósito é ajudar as empresas a construírem um ambiente seguro e passar confiança para que os funcionários voltem ao trabalho”.

Jeane acrescentou, por fim, que a integração de dados não eliminará os cuidados com a privacidade de informações sobre a população. “Os dados pertencem aos indivíduos. As informações são usadas para o bem do paciente, mas desde que haja o seu consentimento”, concluiu.

 

 

Conheça o novo normal nas relações de consumo

A liderança inclusiva: o novo normal ou apenas ilusão?

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]