O Cadastro Positivo, que deve começar a valer no mês de setembro, deve oferecer vantagens aos clientes classificados como “bons pagadores”. A Serasa Experian está trabalhando em soluções para trabalhar com essa base de dados, o que inclui a prática de Machine Learning.
De acordo com a empresa, o recurso fará uso dos dados para ajudar empresas a decidirem o público potencial para conceder créditos especiais e, consequentemente, como evitar fraudes.
Vale destacar que nos Estados Unidos, por exemplo, a Experian já trabalha com a ferramenta Ascend Analytical Sandbox, que utiliza dados de crédito de 220 milhões de consumidores adquiridos ao longo de 17 anos para aprovar e sugerir crédito.
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
A solução funciona com o auxílio de ferramentas de análise de dados de fornecedores como Tableau e SAS, com objetivo de impulsionar o escopo de insights e a velocidade na tomada de decisão. A subsidiária brasileira possui interesse em trazer a eficiência da solução, contudo, ainda não estabeleceu prazos para a implementação.
Linhas de Crédito para desbancarizados
O DataLab – laboratório de inovação da Serasa -, já atua com iniciativas voltadas para pessoas que trabalham na economia informal e enfrentam dificuldades na jornada de conseguir crédito. Para ajudar os chamados “desbancarizados”, a Serasa trabalha em alternativas para que eles obtenham financiamentos durante o processo de estruturação do negócio, uma vez que o histórico de consumo é um fator determinante para os bancos tradicionais.
De acordo com Renato Vicente, cientista-chefe do DataLab, o machine learning deve ajudar no fluxo de organização de dados por parte das empresas. “Até setembro, uma empresa vai consultar o seu histórico na nossa base de dados para saber se você tem alguma dívida. Com o Cadastro Positivo, vamos conseguir focar em como a pessoa paga suas contas e permitir usar o histórico de bom pagamentos para diminuir o custo de juros”, diz.