Pesquisar
Close this search box.
/
/
Ser apenas ‘eletronic’ não é a solução

Ser apenas ‘eletronic’ não é a solução

Como consumidores desejamos comodidade e agilidade. Como pessoas desejamos qualidade de vida. Por que não ampliar as experiências dos seus clientes?

Há alguns anos, o surgimento do e-commerce fez aparecer uma dúvida na cabeça dos varejistas: o que vai acontecer com a minha loja física? Grandes eventos relacionados à essa indústria, inclusive, afirmaram o quase fim desses espaços físicos. E enganou-se quem resolveu acreditar e apostar única e exclusivamente nessa tendência.

Acontece que as lojas virtuais apareceram para facilitar e agilizar a vida do consumidor. Quem não gosta de comprar, sejam roupas, acessórios, alimentos ou qualquer outra coisa, do conforto do sofá ou da mesa de casa? Em 2015, no Brasil, o faturamento do setor chegou aos 41,3 bilhões de reais, crescimento de 12,3% com relação a 2014. Em 2016, apesar da desaceleração no crescimento do setor, as estimativas do E-Bit são de crescimento de 10% do faturamento total. Se considerarmos os indicadores dos vários setores da nossa economia, esse percentual continua sendo um bom número.

Além disso, a popularização dos smartphones em nosso país trouxe outro conceito importante para o varejo, o “Homo Mobilis”, consumidor que realiza suas compras via celular ou tablet. Segundo pesquisa da Criteo, 19% das compras online já são feitas via mobiles, sendo 81% dessas compras feitas via celular. Com números tão expressivos, cabe ao varejista analisar o comportamento de seus consumidores, garantindo que todas as plataformas estejam integradas a fim de proporcionar a melhor experiência de compra ao cliente.

Mesmo com números acima do mercado, existem outros detalhes que devem ser levados em consideração sobre ser ‘e-’. Um exemplo disso é a Dafiti, grande varejista de moda online, que abriu em 2015 uma “Dafiti Live”, como é chamada a loja física da marca, em São Paulo. O espaço disponibiliza vários produtos do site in loco, que permitem a visualização de cada mercadoria. A entrega do produto é feita no dia seguinte, na casa do cliente. Mas, como podemos explicar a abertura da loja física com resultados tão bons no digital?

Uma das coisas que o comércio online não proporciona, e é um dos grandes fatores de sucesso do varejo, é a interação humana. Quantas vezes você já não se pegou em uma loja, com a certeza de que iria adquirir o produto X e, de repente, o vendedor te ajuda a descobrir que o produto Y é o melhor para atender às suas necessidades? Diversas, não?

A comodidade que a internet nos proporciona é indiscutível, e a possibilidade de ganhar tempo ao obter um item através de um clique, é melhor ainda. Mas o que fazer com o período que, teoricamente, ganhamos por não termos mais a necessidade de locomoção até o ponto de venda? O que o mercado talvez não tenha percebido de imediato, é que aquele tempo que antigamente gastávamos ao ter que andar de loja em loja, era também um momento de lazer; um momento de passear com a família e, quem sabe, ‘pechinchar’ o melhor preço por esse ou aquele artigo. E outra, você pode até comprar um sofá pela internet, mas como será a sensação de se sentar ou deitar nele? Você faz isso só com um clique?

O jogo segue sendo o mesmo
Analisando assim você pode chegar a pensar que o e-commerce é o vilão do varejo. Não chegue a essa conclusão, o ‘jogo’ do varejo permanece o mesmo, agora com mais uma peça. O e-commerce é mais um canal de relacionamento, é um meio que nasceu da mudança de comportamento e da necessidade do consumidor. Pensando assim, por que não juntar o e-commerce e a loja física? Esse é o phygital (ou omnichannel, ou multicanalidade, ou qualquer outro nome interessante que o mercado invente).

Não basta mais tocar o consumidor apenas quando ele está com o celular ou o computador em mãos. Que tal incrementar essa experiência integrando seus canais de venda oferecendo assim mais momentos positivos ao seu cliente? Hoje existem muitos casos de negócio interessantes disponíveis, com obtenção de resultados bastante importantes, que podem (e devem) ser estudados… que tal um workshop inspiracional para explorar possibilidades e definir estratégias?

*Por Maurício Andrade de Paula é Senior Industry Consultant da Teradata para as indústrias de Varejo, E-Commerce e Manufatura

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]