Pesquisar
Close this search box.
/
/
Sequestro de estoque: saiba o que é e como se prevenir

Sequestro de estoque: saiba o que é e como se prevenir

No ataque, lojas compram do concorrente para prejudicar suas vendas durante a data de descontos. Evitar não é tão simples; entenda

Para os varejistas, a Black Friday começa muito antes da última sexta-feira de novembro. É preciso negociar com fornecedores, definir estratégia de comunicação e marketing, investir para executá-la e preparar o estoque para o grande dia de descontos.

Além de todo o processo natural de preparação para a data, os varejistas precisam se preocupar com um ataque que, infelizmente, é comum: o sequestro de estoque.

Na prática, varejistas fazem compras via boleto, geralmente com vencimento em três dias úteis, em lojas concorrentes e não pagam pelos produtos. As lojas vítimas precisam deixar os produtos encomendados pelos golpistas fora de circulação durante a Black Friday e perdem as vendas.

Quando vítimas do ataque, as lojas deixam de faturar os investimento em comunicação e produtos negociados com desconto com os fornecedores, além, claro, das vendas em si.

Esse tipo de ataque é particular da Black Friday. Em outras datas comemorativas importantes para o varejo, como Dia das Mães e Natal, não há um dia específico de descontos. Para se preparar para essas ocasiões, os clientes podem comprar tanto uma semana como um dia antes.

Quem é mais afetado?

Pequenos varejistas não são tão afetados pelo ataque. O sequestro de estoque é feito, na maioria das vezes, contra médios e grandes varejistas.

Segmentos mais disputados dentro do e-commerce, como o varejo de moda e eletrônicos, tendem a ser os mais visados por esse tipo de jogo sujo. Portanto, lojistas que atuam em nichos específicos podem ficar um pouco mais tranquilos.

Como evitar

A solução não é tão simples, explicam especialistas. O pagamento via boleto tem alta taxa de participação no e-commerce brasileiro. Por isso, deixar de oferecer essa opção trará prejuízo ao lojista.

Os varejistas devem traçar estratégias preventivas com base em dados. Tom Canabarro, cofundador da Konduto – empresa que investe em tecnologia para combater fraudes no e-commerce – diz que alguns varejistas fazem um pente fino em pedidos suspeitos.

”Não existem muito indícios de que um cliente não vai pagar. O que o pessoal faz é olhar alguns padrões. Se tiver um carrinho com 25 SKUs com o valor de R$ 5 mil, por exemplo, é estranho. Isso pode cair para um equipe fazer um pente fino”, explica Canabarro.

Para ele, um dos caminhos é criar um padrão para identificar pedidos suspeitos e, a partir daí, envolver pessoas no processo de auditoria dos carrinhos. Para pequenos varejistas, porém, a estratégia é mais complexa, já que a base de dados não é tão grande.

A PagBrasil, empresa de meios de pagamento, percebeu que no ano passado houve ataques bem sucedidos a clientes da companhia. Para minimizar o problema, a empresa criou o Boleto Flash, que tem data de vencimento personalizável e confirmação de pagamento em menos de uma hora.

Com a solução, os varejistas conseguem emitir boletos com vencimento para aquele dia útil com facilidade, o que ajuda a evitar o golpe, já que a Black Friday costuma se estender até a segunda-feira posterior.

Expectativa para a próxima Black Friday

Para Canabarro, da Konduto e Ralf Germer, CEO da PagBrasil, o problema ainda está longe de acabar. Germer, porém, é otimista: ”os varejistas têm consciência e estão usando nossas soluções para evitá-lo”.

Já o cofundador da Konduto explica que ”quem sofre esse tipo de ataque está preparado”. Porém, é preciso que pequenos e médios varejistas fiquem atentos para não se tornarem os próximos alvos.


LEIA MAIS

95% dos consumidores pretendem comprar na Black Friday, diz pesquisa
Google lança site para ajudar empresas na Black Friday

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]