A crise persistente tem afetado de maneira mais aguda a camada mais pobre da população brasileira. Um levantamento feito pela Kantar Worldpanel, que monitora semanalmente 11.300 lares em todo o país, apontou a redução sensível de consumo de itens básicos aos brasileiros. Destaque para os produtos de higiene pessoal.
Segundo levantamento, a pasta de dente deixou de ser consumida em 600 mil lares brasileiros, o que representa uma queda de 1,1% na compra desse item. O papel higiênico deixou de ser comprado em 440 mil domicílios, uma queda de 0,8% de penetração. Os dados abrangem os seis primeiros meses de 2018.
Extrato de tomate
Entre os alimentos, o extrato de tomate foi o item que mais deixou de ser consumido, não sendo comprado por mais de 1,2 milhão domicílios no período estudado. A farinha de trigo também não entrou na despensa de mais de um milhão de lares.
Estocagem
Segundo análise da Kantar, não é só a redução do consumo que poder ter impactado a compra desses itens. Vários itens básicos podem ter sido estocados ou adquiridos menos de uma vez a cada seis meses, indicando uma redução na frequência de compra.
Confira os itens que mais deixaram de ser comprados pelos brasileiros de janeiro a junho deste ano:
Perdem lares compradores | Var. Pen% (p.p) | Nº lares perdidos |
Óleo Soja | -0,5 | -274.194 |
Massa Tradicional | -0,6 | -329.033 |
Cereal Tradicional | -0,8 | -438.711 |
Papel Higiênico | -0,8 | -438.711 |
Sabonete | -0,9 | -493.550 |
Cloro | -0,9 | -493.550 |
Leite Pasteurizado | -0,9 | -493.550 |
Café Torrado | -0,9 | -493.550 |
Creme Dental | -1,1 | -603.228 |
Leite Uht | -1,2 | -658.067 |
Shampoo | -1,8 | -987.100 |
Farinha De Trigo | -1,9 | -1.041.939 |
Sabão Em Pedra | -2,0 | -1.096.778 |
Esponja De Aço | -2,0 | -1.096.778 |
Extrato de tomate | -2,2 | -1.206.456 |