/
/
Sephora: uma história bonita que merece ser contada

Sephora: uma história bonita que merece ser contada

A gigante varejista de beleza e cosméticos mostra no WRC que não cansa de inovar. Sem alarde, faz sua transformação digital e se posiciona para o futuro

A Sephora é uma empresa e uma marca admirada por varejistas em todo o mundo. Isso por que soube se transformar silenciosamente e efetivamente em uma das marcas mais inovadoras do mundo no segmento de beleza e cosmética. Um caso notável de fluidez na operação transparente de lojas e canais digitais. No encerramento do World Retail Congress, o CEO da Sephora, Christopher de Lapuente, falou sobre essa transformação e outros conceitos em conversa com Daniel Piette, fundador e Chairman da L.Capital: First Founders.

Uma curiosidade

Daniel Piette provocou Lapuente ao afirmar, surpreso, que o CEO da Sephora é inglês e trabalhou 27 anos na P&G. O que levou Lapuente a trabalhar na Sephora? Ele contou que ama a velocidade do varejo, a dinâmica, a rapidez das decisões e a energia. Tudo isso é incrivelmente desafiador.

O CEO diz que a Sephora é incrivelmente empreendedora, desde a sua fundação, e que por isso mesmo ela é inquieta e não tem medo de fazer diferente. Os resultados dos últimos anos têm sido bons, “vê-los é excitante e é desafiador. Assumi a empresa em boa forma e não tive de fazer rupturas. Visitei os mercados e vi o tremendo potencial da marca e a paixão da organização como um todo pelo que faz”, comentou Lapuente. acrescentando que a empresa quer dobrar de tamanho em 5 anos.

Beleza com prestígio

A Sephora trabalha na indústria de “beleza com prestígio”, com algo mais na entrega do valor de marca, e apesar de seu posicionamento bem definido, as forças competitivas são expressivas e poderosas, como, por exemplo, a pressão de concorrentes voltados para descontos. Ainda assim, a Sephora acredita que no fim de cada dia, o que prevalece é a força da marca, do storytelling, que suplantam as marcas instantâneas, marcas de Instagram, como define o CEO. “Não penso que descontos, descontos e descontos fazem bem para a indústria como um todo”, afirma.

E até que ponto é suficiente incorporar a tecnologia digital nas lojas e abrir mão do contato humano. Para a Sephora, o que prevalece é a experiência, é oferecer serviços, manter a conversa com especialistas que entendem as necessidades dos clientes e recomendam as melhores escolhas. A tecnologia ajuda esse processo e é fantástica para o cliente.

E é sempre bom lembrar, a Sephora começou a operar e-commerce há 20 anos. Ao iniciar sua digitalização na primeira era do comércio on-line, ela se preparou para operar com sucesso no modo omnicanal, e até como plataforma no futuro próximo.

Claro, o e-commerce cresce de modo mais acelerado que as lojas físicas, anda que internamente a empresa não faça distinção entre vendas on-line e nas lojas físicas. Da mesma forma, a presença feminina na Sephora é expressiva. Quase 2/3 das lideranças da companhia são mulheres o que permite que a organização tenha orgulho de sua diversidade e entenda melhor como priorizar suas clientes que visitam as 5 mil lojas da rede todos os dias, no mundo inteiro.

E pelos seus 20 anos de investimentos no digital, a Sephora foi considerada a varejista do ano pelo World Retail Congress.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]