O Real Madrid é hoje uma das mais – senão a mais – icônica das marcas de clubes de futebol do mundo. O futebol por si só transcendeu sua origem como esporte e agora é um negócio com os principais clubes estabelecidos como marcas verdadeiramente globais. O Real Madrid é o maior vencedor e um dos mais ricos e mais populares times do mundo, com uma base de fãs global.
Para contar a história de como o Real Madrid se tornou uma marca global, o WRC trouxe uma de suas lendas, o ex-jogador do Madrid e da seleção espanhola, Emilio Butragueño, para explicar como um clube esportivo se tornou uma das maiores marcas do mundo.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
“Nós pensamos em paixão, em sonhos e em compromisso. Real Madrid foi fundado em 1902 por um grupo de amigos que gostavam de um jogo novo que depois se tornaria uma paixão na Espanha”, comentou Butragueño, dando o tom de lenda que cerca a camisa mais vencedora do mundo. O ex-craque falou da vocação vencedora da marca, dos grandes jogadores e dirigentes da história da franquia. A lenda do Real Madrid iniciou-se de 1956 a 1960, quando o time conquistou 5 Liga dos Campeões seguidas a partir do talento de um jogador excepcional, Di Stefano.
“O Real Madrid não pertence a ninguém, a não ser aos seus fãs. É um clube líder, único, universal e lendário”, e é esse espírito que encanta centenas de milhões de pessoas no mundo. A marca tem mais de 600 milhões de fãs espalhados pelo mundo, o que torna os clubes brasileiros simplesmente amadores no quesito “engajamento”. Temos mitos, mas não conseguimos tornar nossos times realmente lendários. Jogo após jogo, o Santiago Bernabeu, estádio do Madrid, está lotado, repleto de milhares de torcedores para ver um modelo de jogo vencedor.
Não por acaso, o Madrid traz e atrai os melhores jogadores do mundo, o que atrai também as melhores marcas do mundo para patrocinarem o time em suas aventuras nos campos de futebol de todo o planeta. Dez marcas globais patrocinam e associam suas marcas ao Real Madrid. Falamos de marcas como Microsoft, Adidas, Movistar, Emirates, que ajudam o time a faturar mais de 675 milhões de euros por ano.
Social
O Real Madrid colabora também com comunidades carentes, divulgando o futebol e os benefícios das atividades esportivas por meio de projetos de inclusão de meninos e meninas. São 455 projetos globais que ajudaram a tirar mais de 87 mil crianças da pobreza nos últimos anos.
Como diz o lateral esquerdo da seleção brasileira, Marcelo, “jogar no Real Madrid significa atingir coisas inimagináveis”. Ele está certo. Poucas marcas significam tanto para a alma do futebol quanto o Madrid. Um dia, talvez, o país do futebol cuide melhor do esporte que um dia o identificou.
Leia também:
O poder da experiência da loja de brinquedo ao campo de futebol