Pesquisar
Close this search box.
/
/
O que o Real Madrid, maior marca do futebol mundial, tem a ensinar?

O que o Real Madrid, maior marca do futebol mundial, tem a ensinar?

O WRC mostrou o sensacional case de construção de marca do Real Madrid, o maior vencedor da história do futebol e uma aula de como fazer um negócio de sucesso

O Real Madrid é hoje uma das mais – senão a mais – icônica das marcas de clubes de futebol do mundo. O futebol por si só transcendeu sua origem como esporte e agora é um negócio com os principais clubes estabelecidos como marcas verdadeiramente globais. O Real Madrid é o maior vencedor e um dos mais ricos e mais populares times do mundo, com uma base de fãs global.

Para contar a história de como o Real Madrid se tornou uma marca global, o WRC trouxe uma de suas lendas, o ex-jogador do Madrid e da seleção espanhola, Emilio Butragueño, para explicar como um clube esportivo se tornou uma das maiores marcas do mundo.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

“Nós pensamos em paixão, em sonhos e em compromisso. Real Madrid foi fundado em 1902 por um grupo de amigos que gostavam de um jogo novo que depois se tornaria uma paixão na Espanha”, comentou Butragueño, dando o tom de lenda que cerca a camisa mais vencedora do mundo. O ex-craque falou da vocação vencedora da marca, dos grandes jogadores e dirigentes da história da franquia. A lenda do Real Madrid iniciou-se de 1956 a 1960, quando o time conquistou 5 Liga dos Campeões seguidas a partir do talento de um jogador excepcional, Di Stefano.

“O Real Madrid não pertence a ninguém, a não ser aos seus fãs. É um clube líder, único, universal e lendário”, e é esse espírito que encanta centenas de milhões de pessoas no mundo. A marca tem mais de 600 milhões de fãs espalhados pelo mundo, o que torna os clubes brasileiros simplesmente amadores no quesito “engajamento”. Temos mitos, mas não conseguimos tornar nossos times realmente lendários. Jogo após jogo, o Santiago Bernabeu, estádio do Madrid, está lotado, repleto de milhares de torcedores para ver um modelo de jogo vencedor.

Não por acaso, o Madrid traz e atrai os melhores jogadores do mundo, o que atrai também as melhores marcas do mundo para patrocinarem o time em suas aventuras nos campos de futebol de todo o planeta. Dez marcas globais patrocinam e associam suas marcas ao Real Madrid. Falamos de marcas como Microsoft, Adidas, Movistar, Emirates, que ajudam o time a faturar mais de 675 milhões de euros por ano.

Social

O Real Madrid colabora também com comunidades carentes, divulgando o futebol e os benefícios das atividades esportivas por meio de projetos de inclusão de meninos e meninas. São 455 projetos globais que ajudaram a tirar mais de 87 mil crianças da pobreza nos últimos anos.

Como diz o lateral esquerdo da seleção brasileira, Marcelo, “jogar no Real Madrid significa atingir coisas inimagináveis”. Ele está certo. Poucas marcas significam tanto para a alma do futebol quanto o Madrid. Um dia, talvez, o país do futebol cuide melhor do esporte que um dia o identificou.

Leia também:

O poder da experiência da loja de brinquedo ao campo de futebol

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]