Pesquisar
Close this search box.
/
/
Sensores por todos os lados – e até dentro de casa

Sensores por todos os lados – e até dentro de casa

O uso de sensores é o ponto de partida para o funcionamento de novas tecnologias. Para que isso ocorra, precisamos discutir um tema sensível: a privacidade

Em tempos como os nossos não faltam pessoas para dizer como será o futuro da humanidade, os chamados futuristas. Muitos deles afirmam que iremos conviver com carros voadores ou teremos robôs por todos os lados. Há aqueles mais catastrofistas, que afirmam que empregos e até pessoas podem ser exterminados por máquinas – algo, convenhamos, adequado ao mundo da ficção científica.

É difícil dizer se essas previsões vão realmente acontecer daqui a alguns anos. No entanto, em um ponto todos esses futuristas concordam: a nossa relação com a máquina será cada vez mais próxima. Para que isso ocorra, precisamos discutir muito seriamente sobre o uso de sensores espalhados por todos os lados.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

No painel de abertura do segundo dia do SAP Hybrys Live: Global Summit, a futurista Sophie Hackford falou por quase uma hora sobre os sensores de todos os tipos espalhados por todos os lados – e o impacto na vida das pessoas.

Hoje, por exemplo, usamos o celular como sensor para alimentar aplicativos como Waze ou Google Maps – o tal geolocalizador. Agora, a ideia é realmente avançarmos sobre a presença desses sensores em todos os momentos da nossa rotina. A ideia é que sensores e máquinas nos reconheçam em todos os lugares, a qualquer tempo e hora. É isso o que queremos? Se queremos customizar uma loja, se queremos facilidades ou se desejamos uma vida mais ágil, a resposta é sim!

Hackford citou o vazamento de imagens de um monitoramento de pessoas que vem ocorrendo na província de Yansheng, na China. Lá, câmeras identificam em tempo real as pessoas nas ruas e, de quebra, dão informações sobre o endereço, número de identidade social, entre outros dados. Esse é o passo seguinte no mundo dos sensores.

Inteligência Artificial

É claro que nada disso poderá ocorrer sem a presença de uma robusta inteligência artificial. A I.A será responsável por dizer aquilo que queremos ou aquilo que sabemos que queremos, mas iremos precisar. Louco? “A I.A não é para as coisas que seres humanos já sabem. É sobre coisas que não sabemos, mas que iremos precisar. A máquina vai antecipar os nossos desejos”, disse Hackford.

De fato, sensores ligados a IA podem permitir que a vida seja mais fácil. Também na China, a KFC está testando máquinas para o pagamento de comida por meio do sorriso – um reconhecimento facial como um todo, mas feito a partir do sorriso. “Até mesmo cegos poderão ‘enxergar’ o mundo a partir do olhar de um sensor, algo que já é possível nos dias de hoje”. Sensores estarão dentro de suas casas – e, de certa maneira, esses dados serão livres.

Mundo louco, não? O próprio Waze terá funções novas e, dizem alguns, serão donos dos algoritmos das ruas. Eles vão organizar o trânsito de uma cidade, algo que seres humanos falharam de maneira retumbante. É hora de realmente discutirmos a presença de sensores em um mundo onde a tecnologia depende de um principal algoritmo: o ser humano.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]