/
/
Senacon lança programa de inclusão do consumidor com deficiência

Senacon lança programa de inclusão do consumidor com deficiência

Uma das medidas é o termo de adesão entre empresas e a Senacon para a adoção de mudanças arquitetônicas e de informação que beneficiem pessoas com deficiência, inclusive no comércio eletrônico

Na próxima segunda-feira (21), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), lançam o Programa de Responsabilidade Social e Inclusão do Consumidor com Deficiência. Entre as iniciativas, destaque para o lançamento de um termo de adesão entre empresas e a pasta de defesa do consumidor para adoção de medidas, sejam elas em lojas físicas e/ou comércio eletrônico, em prol desse público.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

A inédita iniciativa do governo federal tem como alvo a inclusão de mais de 17 milhões de pessoas com alguma deficiência no País, segundo recentes dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“As ações darão visibilidade ao compromisso de ESG das empresas e são de caráter afirmativo, informativo e diretivo, voltadas ao consumidor com deficiência. Vamos finalmente permitir que o consumidor com deficiência seja um protagonista nas relações de consumo, promovendo acessibilidade no mercado de bens e serviços brasileiro, tornando o ambiente de atendimento mais acessível e inclusivo”, explicou Juliana Domingues, secretária Nacional do Consumidor.

Juliana Domingues, secretária nacional do consumidor. Crédito: Ministério da Justiça

Termo de adesão

Sobre o termo de adesão, ele é voluntário e prevê medidas que estarão descritas em uma cartilha que também será lançada nesta segunda (21). O documento possui desde medidas de inclusão genéricas e até algumas mais específicas para alguns setores da economia.

Caso a empresa assine o termo de compromisso, ela vai se comprometer a realizar mudanças  arquitetônicas e de informação orientada para pessoas com alguma deficiência. A Senacon vai acompanhar o cumprimento das medidas, que, a propósito, não terá caráter punitivo.

No caso do comércio eletrônico, por exemplo, uma empresa poderá se comprometer a adotar tecnologias assistivas. Também conhecido por tecnologia de apoio, ela agrupa dispositivos, técnicas e processos que podem prover assistência e reabilitação e melhorar a qualidade de avida de pessoas com deficiência.

“Esse tema é de grande relevância considerando o compromisso dos fornecedores com os valores do ESG (ambientais, sociais e de governança)”, afirma Juliana.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

De storytelling a chatbot: o universo dos golpes virtuais nas redes sociais

Brecha com Pix: Máquina da Cielo apresenta abertura para fraude no sistema de pagamento

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]