A adoção do cashback está ganhando cada vez mais força no Brasil. Para se ter uma ideia, a modalidade de recompensa movimentou, em 2020, mais de R$ 7 bilhões (enquanto, em 2019, o número foi de R$ 1,5 bilhão), segundo dados da Cuponomania. Com os consumidores cada vez mais interessados nessa opção, a capacidade de engajamento da estratégia chamou a atenção do Sem Parar.
A empresa acaba de anunciar a adoção do sistema de recompensas para os clientes que utilizam seu pagamento automático para abastecer o carro. O benefício dará aos clientes cerca de 2% de cashback em todos os abastecimentos acima de R$ 100. A jornada é feita pelo aplicativo da marca, pelo qual o consumidor pode efetuar seu cadastro na modalidade, acompanhar o extrato e solicitar o resgate do dinheiro acumulado.
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Segundo a empresa, atualmente são mais de 900 postos de combustível parceiros em que o cliente pode aproveitar o benefício. A intenção da criação do programa é exatamente chamar a atenção para a opção de pagamentos automáticos e atualmente é um dos pilares para impulsionar o crescimento dessa adoção.
“Esse programa é mais uma iniciativa que teve como ponto de partida algumas pesquisas com nossos clientes. A união desse novo benefício com o diferencial da nossa experiência em abastecer e a expansão da rede nos faz acreditar que iremos triplicar nosso volume de abastecimento por meio do Sem Parar”, explica Gabriel Porto, CMO da empresa.
Segundo o executivo, o programa de cashback deve se estender para outros serviços futuramente. “O cashback para abastecimento é só o início de um programa bem mais amplo. O plano é que em breve os nossos clientes tenham também esse benefício em outros usos como estacionamento, drive-thru e na compra de novos serviços que estão por vir”, revela.
Para os clientes credenciados, as perspectivas são interessantes, levando em conta a variedade de locais em que a companhia marca presença hoje. Conforme dados divulgados em nota, atualmente o serviço está presente em cerca de 2000 estacionamentos de shoppings, aeroportos, universidades e centros comerciais, além de 700 drive-thrus, 150 lava-rápidos e 40 condomínios.
Parceria
Para viabilizar a implementação do cashback, a empresa buscou uma parceria com a Vertem, holding focada no desenvolvimento de ecossistemas de negócios que atua no mercado de fidelidade B2B2C. A empresa é responsável por toda a parte técnica e a elaboração do projeto, além de ser o braço de apoio para ações estratégicas por meio da atuação de seu time de negócios e business intelligence.
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“Para essa solução, a Vertem utilizou a plataforma de ofertas promocionais hipercustomizadas da startup Aberto, que viabiliza a geração de cashback conforme as diferentes regras de negócios necessárias para o propósito do programa”, explica Johnny Chi We Wei, co-fundador e head de novos negócios da Vertem.
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