Muitas foram as mudanças provocadas pela pandemia na sociedade e economia mundial, mas uma das maiores foi a transformação gerada no perfil de consumo e na transformação tecnológica global, o que fez com que muitas empresas tivessem que passar por uma readaptação e reinvenção para sobreviver a este período. Assim, entram uma série de estratégias para incrementar a experiência do cliente, sobretudo no atendimento, como o omnichannel.
Neste contexto, de acordo com os números da Nielsen, as vendas do e-commerce brasileiro ultrapassaram R$ 53 bilhões no primeiro semestre de 2021 — um recorde. Houve um crescimento de 31% em relação ao mesmo período em 2020. Um total de 42 milhões de pessoas compraram pelo e-commerce, sendo que desses, 6,2 milhões eram novos usuários, o que comprova, mais do que nunca que as práticas de compra pela internet foram ressignificadas durante a pandemia e se tornaram uma necessidade.
Assim, o conceito de multicanal – Omnichannel — que trata da integração de todos os pontos de contato da empresa, tornou-se imprescindível para o oferecimento de uma experiência de consumo única, tornando o gerenciamento otimizado da logística multicanal um fator decisivo neste processo. A partir de então, dentro do segmento, foram criadas novas tendências de posicionamento estratégico como a Logística Omnichannel, o conceito End-to-End (E2E) e a utilização de Pesquisa Operacional na busca pelas melhores soluções.
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Logística Omnichannel: a nova face da experiência
No que tange especificamente o setor de logística, tais transformações fizeram com que o segmento tivesse que se adaptar para atender um número muito maior de pedidos, com uma capilaridade muito mais ampla, em diversos novos canais de entrega, exigindo várias melhorias nos operadores. Neste sentido, a BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do modal rodoviário do Mercosul e recentemente reconhecida pelo Financial Times como uma das companhias de Crescimento Mais Rápido nas Américas em 2021, criou novas linhas de negócio para atender seus clientes da melhor forma possível, tanto em relação ao prazo quanto à confiabilidade no trajeto e entrega – “track & trace”.
Com a maior complexidade nos processos de produção e distribuição focada em Omnichannel, as soluções logísticas da companhia passaram a oferecer um maior controle sobre a operação, com base nos conceitos end-to-end (E2E), ou seja, operando desde o inbound da matéria-prima para a indústria até a entrega ao consumidor final (logística last mile) atendendo todos os canais de venda, como uma empresa totalmente focada no consumidor, gerando soluções inovadoras.
Além disso, em dezembro de 2020, a BBM Logística adquiriu a Diálogo, especializada em entregas de pequenas encomendas (de até 10 kg) e a transformou no seu braço de e-commerce, potencializando assim todo este processo.
“Acreditamos que fornecer aos consumidores uma experiência de compra contínua e positiva, é imprescindível para o futuro do nosso negócio, não importa se o cliente queira adquirir um produto através de uma loja física ou virtual. As pessoas podem se conectar às empresas por meio vários meios, obtendo a mesma qualidade de experiência, independentemente do canal que utilizem”, explica fornece Ricardo Hoerde, fundador da Diálogo e Diretor de E-commerce da BBM.
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André Prado, CEO da BBM Logística, complementa que a BBM oferecendo uma solução logística completa, independente do canal de venda do embarcador, vai apoiar no novo modelo de desenvolvimento comercial das empresas nacionais. “A logística multicanal favorece que as indústrias, independente do seu porte, possam alcançar seu consumidor final sem intermediários, melhorando significativamente suas margens de lucro”, detalha o executivo.
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