Pesquisar
Close this search box.
/
/
Segurança é atributo mais crítico em uso de apps para IoT

Segurança é atributo mais crítico em uso de apps para IoT

Relatório da Birdie analisou mais de 250 mil avaliações em app stores que indicam preocupação com segurança e críticas à conectividade

A segurança é um dos atributos mais críticos para os usuários de aplicativos. A conclusão é de um levantamento inédito feito pela Birdie, plataforma SaaS de análise de feedback voltada para times de produto. Este primeiro relatório, “Birdie Annual IoT Report” reúne informações sobre o comportamento dos consumidores em relação ao uso de aplicativos conectados a dispositivos IoT (Internet of Things, ou a Internet das Coisas).

Os aplicativos foram divididos em duas categorias: Casas Conectadas, onde estão os aplicativos usados para gerenciar aparelhos e dispositivos como luzes, termostatos, aparelhos de ar-condicionado, TVs, geladeiras, fogões, fornos, lavadoras, lavadoras e secadoras; e Negócios Conectados, aplicativos usados na gestão de pagamentos, fluxos de trabalho, documentos e impressoras.

Leia Mais: O que é a indústria 5.0 e como ela vai impactar a sociedade

Para entender melhor: O que é Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) é o termo utilizado para a rede de objetos físicos que possuem sensores, software e outras tecnologias para conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet. Isso vale para a máquina de lavar que informa as etapas do ciclo no smartphone, as lâmpadas inteligentes, os sistemas de compras automáticas até ferramentas industriais sofisticadas de segurança e logística, por exemplo.

Ainda falta boa experiência com IoT

O levantamento da Birdie indica que usuários de aplicativos de negócios estão mais satisfeitos do que os que utilizam aplicativos no cotidiano doméstico (-25 bscore). Mas em ambos segmentos a segurança é o subatributo mais criticado.

Além disso, as avaliações dos consumidores revelam um certo desconforto quando acessam esses aplicativos, em que a conectividade é considerada uma barreira para executar uma tarefa doméstica ou comercial por meio de um app, especialmente para os usuários iniciantes.

O quesito Segurança é um dos atributos de marca mais importantes identificados entre os usuários. Tanto os usuários de app domésticos quanto de negócios se dizem não satisfeitos e relatam falhas, travamentos, atrasos e atualizações pouco úteis. Os que fazem uso de apps domésticos apresentaram uma avaliação bem mais negativa do que os apps de negócios.

Quanto à Acessibilidade, que mede o nível de dificuldade de configuração, de registro e de ativação, a insatisfação dos usuários de apps domésticos e de negócios é mais próxima, sendo 17% e 15% respectivamente.

Leia Mais: Especialização de atendimento melhorou CX da Sem Parar

O relatório mostra que os aplicativos conectados a dispositivos IoT ainda têm um longo caminho a percorrer para entregar uma boa experiência aos usuários. Ainda existem muitas falhas que precisam estar no radar das empresas para que de fato consigam satisfazer as necessidades dos consumidores de forma clara.

Os dados foram coletados e analisados entre 2020 e 2021 pela plataforma da Birdie, reunindo o feedback de consumidores nos aplicativos da Apple Store, Google Play, Capterra, G2, Gartner, Getapp e Trust Radius, reunindo mais de 259 mil avaliações de usuários dos EUA e mais de 426 mil menções.

“O primeiro relatório de IoT da Birdie trouxe uma lição importante: as empresas estão investindo em novos recursos para seus dispositivos e aplicativos de IoT, mas estão esquecendo de entregar o básico, como conectividade e desempenho. Isso é consequência de não ouvir a voz de seus clientes: as empresas investem milhões em coisas que não agregam valor e não aumentam a satisfação do usuário”, avalia a co-fundadora da Birdie.

Para gerar o relatório, a Birdie utilizou sua plataforma para coletar e analisar os comentários dos usuários nos apps, fazendo uso de análise de sentimento e NLPNatural Language Processing para caracterizá-los como positivos ou negativos, colocando-os em um ranking denominado de Birdie Score, ou bscore, que varia de -100 a + 100.

Conheça o Mundo do CX

Internet das Coisas

Segundo pesquisa do portal IoT Analytics, haverá mais de 27 bilhões de dispositivos inteligentes conectados à internet até 2025, contra os atuais 12 bilhões. Ou seja, a tendência é que o número de usuários de Apps conectados a dispositivos inteligentes mais do que dobre nos próximos três anos, o que significa que vão liderar o mercado as marcas que conseguirem se antecipar aos desejos dos consumidores.

“É interessante notar como o mercado de IoT cresceu nos últimos anos, atingindo cerca de 22.4% em 2021, sendo a América do Norte a região com expansão mais acelerada no mesmo período (24.1%). O segmento que mais apostou em soluções IoT foi o de manufatura, com 25%. Globalmente, os investimentos em softwares e hardwares aplicados ao IoT devem se multiplicar, alcançando a marca de US$1.1 trilhões em 2023. Tais dados apenas reforçam um movimento que veio para ficar e no qual marcas devem se aprofundar para entender o que os consumidores buscam quando falamos em smart devices”, Pat Osorio, CRO da Birdie.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Sempre com a premissa de gerar insights estratégicos a partir da voz do consumidor para ajudar marcas a desenvolver e aprimorar seus produtos, a Birdie, plataforma SaaS de análise de feedback voltada para times de produto, tem como objetivo de ajudar as empresas a criarem estratégias de produtos mais eficazes que aumentarão as vendas.

Ao combinar IA de ponta e experiência humana, a plataforma SaaS oferece um superpoder às equipes de produtos, ao ouvir milhões de feedbacks que ajudam na missão de priorizar recursos, otimizar o produto e o posicionamento, identificar tendências emergentes e monitorar os concorrentes.


+ Notícias

Eva, a assistente virtual da Ticket, revolucionou CX

Mulheres e jovens sofrem mais de esgotamento mental

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]