Os casos de vazamentos de dados em grandes varejistas americanos, como Home Depot e Target, e a necessidade de entregar aos consumidores uma experiência de consumo única, independente do canal de contato, fazem da segurança e da inovação digital as maiores prioridades de investimento do varejo americano em 2015.
De acordo com o estudo ?Retail CIO Agenda 2015: Secure and Innovate?, desenvolvido pela Forrester Research para a National Retail Federation (NRF), a gestão da segurança das informações é a área mais urgente de investimentos para os executivos de TI do varejo: 97% dos entrevistados colocaram esse item no topo da lista de prioridades para este ano.
E não é à toa: a Forrester acredita que neste ano pelo menos 60% das empresas descobrirão falhas em seus sistemas de segurança neste ano. Como consequência, o reforço da governança corporativa também é uma prioridade, citada por 78% dos CIOs do varejo como uma das 5 principais questões estratégicas (contra 24% no ano passado).
Outro ponto bastante citado foi a experiência dos consumidores. Segundo o estudo, 76% dos entrevistados destacaram a integração dos canais de vendas como uma das principais prioridades para este ano, contra 61% no ano passado. Além disso, 60% disseram que a modernização dos sistemas de marketing para otimização de sortimento, precificação e estoques está entre as prioridades, um nível semelhante ao dos dois últimos anos.
E no Brasil?
No mercado brasileiro, um estudo realizado pela consultoria e-Consulting com exclusividade para a revista NOVAREJO mostra que a tecnologia é vista pelo varejo como um fator de aumento de eficiência operacional, e não de diferenciação competitiva. A partir de entrevistas com 200 empresas brasileiras, o estudo mostra que o setor tem como foco aquelas tecnologias focadas na infraestrutura, desenvolvimento e sustentação dos negócios.
Segundo Daniel Domeneghetti, diretor da E-Consulting, entre as 5 tecnologias que mais são foco de investimentos do varejo, 4 encontram-se em elevado estágio de amadurecimento (que, por isso, oferecem menos possibilidades de diferenciação e são consideradas como pré-requisito para uma boa gestão das operações): CRM, call center, ERP e e-commerce.
Leia mais:
Confira o estudo da E-Consulting na edição 39 da revista NOVAREJO