Pesquisar
Close this search box.
/
/
São Paulo se torna hub de inovação para marcas e universidades internacionais

São Paulo se torna hub de inovação para marcas e universidades internacionais

Cidade abriga novo centro para empreendedores do Google e terá a segunda edição do programa Stanford Ignite, coordenado pela Universidade de Stanford

Que São Paulo é o principal centro econômico do país ninguém mais têm dúvidas. O bom desempenho e o prestígio da cidade são tanto, que o local se tornou um importante hub para inovação e empreendedorismo no Brasil. Prova disso é que grandes marcas desse segmento, como o Google, e importantes universidades internacionais, como a Stanford Graduate School of Business, estão investindo na região.

No mês passado, o Google inaugurou seu sexto centro para startups no mundo. Instalado no Paraíso, bem próximo ao coração financeiro da Avenida Paulista, o espaço é destinado a abrigar companhias e a conectar empreendedores interessados em criar ou impulsionar novos negócios. São Paulo é a primeira cidade da América Latina, e do continente americano, a receber o centro que já está instalado em Londres, Tel Aviv, Varsóvia, Seul e Madri.

Quem também se interessou pelo município foi a Universidade de Stanford. Pelo segundo ano consecutivo, uma das maiores e mais importantes instituições de ensino dos Estados Unidos, traz ao país o Stanford Ignite, programa exclusivo com foco em inovação e empreendedorismo. Iniciativa da Escola de Graduação em Negócios de Stanford, as aulas estão marcadas para acontecer entre os dias 5 de agosto e 16 de outubro, na sede da Microsoft. O curso é composto por encontros presenciais com professores de Stanford que virão ao Brasil, além de interações remotas com um quadro de docentes da Instituição, usando tecnologia de ensino à distância de alta definição.

Desde 2015, quando a Universidade trouxe o projeto ao país pela primeira vez, o Brasil passou a integrar uma seleta lista de seis locais que fazem parte do projeto global (Índia, China, Estados Unidos, Reino Unido e Chile). “Como o Stanford Ignite é um programa de certificação em inovação e empreendedorismo, olhamos para locais onde há uma presença empresarial forte. São Paulo tem esse perfil, por isso era natural escolhermos trazer para cá esse projeto”, explica Jonathan Levav, diretor acadêmico do curso na América Latina.

Parceria de longa data

Mais do que estar de olho em São Paulo para transformar a região em, quem sabe, um novo Vale do Silício, Google e Stanford têm muito mais coisas em comum. Além dos primeiros passos da gigante em inovação terem sido dados dentro da universidade, até hoje um de seus principais executivos faz parte do quadro de professores.

Todos os anos, Eric Schmidt, Presidente executivo da empresa, se junta a Peter Wendell, fundador da Sierra Ventures, para o curso “Entrepreneurship and Venture Capital” (Empreendedorismo e Capital de Risco, em tradução literal), um dos mais populares do programa de inverno da Escola de Negócios de Stanford.

À parte disso, diversas empresas que nascem nos programas da Universidade têm sido compradas pelo Google. No Stanford Ignite, por exemplo, foi criada a Katango, aplicativo de rede social projetado para melhorar as experiências dos usuários. Em 2011, a startup foi adquirida pelo Google, que utilizou a tecnologia para melhorar a sua própria rede social, o Google+.

Outra companhia criada por um participante do curso foi a DailyDeal.de, um e-commerce que oferecia cupons de desconto diários para Alemanha, Áustria e Suíça. A companhia foi adquirida pelo Google por US$ 114 milhões, também em 2011.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]