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Salas VIP: exclusividade ainda é um diferencial?

Salas VIP: exclusividade ainda é um diferencial?

Os cartões premium transformaram as salas VIP em um novo campo de disputa entre bancos e fintechs, tornando o luxo mais acessível, mas menos exclusivo.

Oferecer conforto, comodidade e, acima de tudo, experiência. O que antes era um privilégio restrito a um seleto grupo de passageiros passou a ser mais acessível . A “popularização” das salas VIP nos aeroportos, graças às fintechs e aos cartões de crédito premium, trouxe desafios tanto para bancos e bandeiras de cartões, que agora buscam inovar para manter a exclusividade.

A promessa de exclusividade e atendimento premium tem sido colocada à prova. Lotadas e com filas de espera, essas salas estão longe de oferecer a tranquilidade esperada por muitos viajantes. A resposta do mercado? Criar espaços ainda mais exclusivos. Mas uma outra questão pode ser levantada: exclusividade ainda é um diferencial?

Nubank Ultraviolenta Lounge

Nessa tendência, o Nubank anunciou o Nubank Ultravioleta Lounge, uma sala VIP exclusiva localizada no Terminal 3 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Com 1.000m² distribuídos em três andares, o lounge oferece experiências diferenciadas para seus clientes Ultravioleta. O espaço inclui um mezanino com vista para a pista de decolagem, um bar com carta de drinks e um buffet com menus inspirados em destinos ao redor do mundo.

No subsolo, o lounge conta com sala de jogos para crianças, sala de amamentação, trocador e banheiro infantil. Para clientes corporativos, há estações de trabalho e espaços privativos. Todos os andares oferecem Wi-Fi gratuito.

Interior da nova sala VIP do Nubank no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. | Foto: Nubank.

Com o lançamento, o Nubank segue sua estratégia que já contou com a inauguração da Casa Nubank Ultravioleta, espaço exclusivo no Parque Ibirapuera, em São Paulo, voltado para os clientes do cartão Ultravioleta.

O objetivo do espaço vai além da oferta de serviços financeiros: a Casa Nubank Ultravioleta foi projetada para proporcionar momentos de descanso e bem-estar aos clientes, enquanto reforça o apelo jovem e inovador da marca.

Concorrência em alto nível

O Nubank não é o único a apostar em salas VIP como um diferencial para seus clientes de alta renda. O BTG Pactual lançou, em outubro de 2024, o Ultrablue, cartão exclusivo para clientes com investimentos acima de R$ 1 milhão. Na sequência lançou muito mais que uma sala VIP, mas um terminal sofisticado e exclusivo para clientes do cartão, também no aeroporto de Guarulhos. O projeto contou com um investimento de R$ 80 milhões em infraestrutura.

A Visa, por sua vez, abriu em 2022 a sua primeira sala VIP no Aeroporto de Guarulhos, mas passou por uma reformulação no final de 2024. Entre as principais mudanças contou com uma ampliação da sala, que praticamente dobrou de tamanho.

Outras instituições também oferecem acessos diferenciados e para isso tem diversos cartões com política de uso para acesso às salas VIP. Por exemplo, o cartão C6 Carbon, disponível para clientes do C6 Bank que investem a partir de R$ 1 milhão, conta com acessos ilimitados e gratuitos para o titular, adicionais e acompanhantes

O crescimento das salas VIP

O crescimento do setor se dá pelo maior acesso de viajantes a cartões de crédito com benefícios exclusivos. Segundo a Global Growth Insights, o mercado global de salas VIP em aeroportos, avaliado em US$ 4,3 milhões em 2023, deverá atingir US$ 14,1 milhões até 2032. O aumento da demanda por experiências premium e avanços na infraestrutura aeroportuária estão entre os principais motores desse crescimento.

A dinâmica do mercado também é influenciada por fatores econômicos e tecnológicos. “Com o Nubank Ultravioleta Lounge queremos redefinir o conceito de viajar com estilo e conforto, transformando o tempo de espera em uma parte da viagem, com uma experiência sofisticada e agradável”, afirma Aly Ahearn, gerente geral do segmento Ultravioleta do Nubank. “A ideia é que nossos clientes possam trabalhar, relaxar ou se divertir em família antes dos voos internacionais”.

Nu-“bank”?

Em meio à expansão das fintechs no segmento premium, uma nova regulação do Banco Central pode impactar diretamente empresas como o Nubank. A proposta, atualmente em consulta pública, pode exigir que instituições de pagamento e fintechs que utilizam o termo “banco” em seus nomes reavaliem suas marcas.

Em nota enviada à Consumidor Moderno, o Nubank declarou que acompanha as discussões. “Acreditamos que qualquer regulação nesse sentido será estabelecida após ampla discussão e preverá prazo suficiente para que todas as instituições afetadas avaliem diligentemente toda a gama de hipóteses possíveis para seu devido cumprimento”. A empresa também reforça que respeita a legislação vigente e possui todas as licenças necessárias para operar.

Confira mais fotos da nova sala Vip do Nubank:

*Fotos: Nubank.

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