/
/
Caixinhas do Nubank somam mais de 4,8 milhões de usuários

Caixinhas do Nubank somam mais de 4,8 milhões de usuários

Solução de investimentos acessível do banco digital ajuda clientes sem familiaridade com investimentos a organizar finanças.

Saber poupar e investir o dinheiro é tão importante quanto ganhar dinheiro. Esse conceito ganha cada vez mais relevância à medida que diversas instituições financeiras estão ampliando suas ofertas de crédito aos clientes. No entanto, surge a pergunta: como os consumidores estão utilizando esse dinheiro? Onde estão investindo?

Para compreender melhor a saúde financeira de seus clientes, o Nubank apresentou recentemente os resultados da sétima edição do Data Nubank, com o tema “Saúde e bem-estar financeiro: o acesso além do crédito”. Este estudo se concentra na jornada das pessoas em direção a uma vida financeira sustentável no longo prazo.

Livia Chanes, CEO do Nubank no Brasil, em evento fechado aos jornalistas, destacou o papel do Data Nubank como uma materialização importante do que a empresa vem se propondo a fazer aos clientes. “Nosso portfólio começou com o cartão de crédito e evoluiu para incluir uma variedade de produtos para diferentes jornadas do cliente”, pontua. “Embora enfatizemos a importância de uma abordagem sustentável de crédito para os nossos clientes, reconhecemos que a relação financeira dos brasileiros com o dinheiro é cheia de complicações históricas. Nesse contexto, vemos nosso papel como fundamental, oferecendo um contraponto necessário”, complementa.

Onde os brasileiros estão colocando seu dinheiro?

Uma dos lançamentos do Nubank são as “Caixinhas”, solução criada para ajudar clientes sem familiaridade com investimentos a organizar suas finanças de maneira acessível e democrática. Assim como o acesso ao cartão de crédito pode ser a porta de acesso a serviços financeiros, as Caixinhas têm se mostrado um ponto de partida para as pessoas entrarem no mundo dos investimentos.

“Ajudamos nossos clientes a alcançarem a educação financeira, incluindo poupança, investimentos e a guardar dinheiro para o futuro, promovendo uma relação mais consciente com o consumo, reduzindo a ansiedade em relação às finanças”, explica Livia Chanes. “Fazemos isso de maneira transparente e através de produtos desenhados com base nas necessidades e experiências diárias que os clientes relatam. Nossa abordagem se baseia nas dores e desafios que eles enfrentam, visando prover soluções centradas nas suas reais necessidades”.

Entre os quase 21 milhões de brasileiros que tiveram seu primeiro cartão de crédito com o Nu de 2019 a 2023, o número daqueles que usam Caixinhas mais do que triplicou em um ano, passando de 1,5 milhão em dezembro de 2022 para 4,8 milhões em dezembro de 2023.

Rafaela Nogueira, gerente de políticas públicas do Nubank e coordenadora do estudo, observou uma mudança no comportamento do consumidor, que passou a se interessar por outras ferramentas. “A análise combinada entre esses dados é muito interessante. Uma vez com acesso ao sistema financeiro e a crédito, as pessoas passam a se interessar por outras ferramentas, como, por exemplo, investimentos simples que viabilizam a realização de sonhos e ambições, como fazer um curso particular, viajar ou reformar a casa”.

Ainda que seja possível que as pessoas que começaram a investir com o Nu depois do acesso ao cartão de crédito já tivessem dinheiro guardado ou investido em outras instituições, os dados mostram que a jornada de poupar no Nubank com a ajuda das Caixinhas é, de fato, evolutiva.

Disponibilizadas para toda a base de clientes no Brasil em setembro de 2022, as Caixinhas são um recurso criado para atender à crescente demanda por uma ferramenta de organização financeira simples, intuitiva e personalizada. Desde então, o número total de Caixinhas ativas entre os clientes do Nu no Brasil saltou de 2,1 milhões em setembro de 2022 para 16,6 milhões em dezembro de 2023.

Perfis diferentes, Caixinhas diferentes

Segundo o Data Nubank, a maioria das Caixinhas tem sido aberta para a preparação contra imprevistos, independentemente da faixa de renda do cliente: 32,8% das Caixinhas ativas em dezembro de 2023 eram destinadas à “Reserva de Emergência”. Ainda que o Nubank ofereça Caixinhas com nomes e objetivos sugeridos, cada pessoa pode criar quantas Caixinhas quiser e dar a cada uma o nome que preferir. Em dezembro de 2023, havia mais de 1,6 milhão de nomes diferentes para as Caixinhas criadas no Brasil, e a análise de como os clientes as “batizam” indica que elas remetem ao cumprimento de metas de consumo (Carro, Celular, Moto), moradia (Reforma, Casa, Apartamento), lazer (Viagem), carreira, estudos e outros objetivos pessoais.

“Poupar dinheiro de maneira eficiente e inteligente ultrapassa os limites de faixa de renda e é uma preocupação para os clientes de forma geral”, complementa Rafaela Nogueira. “Estar preparado para eventuais desventuras financeiras permite que as pessoas passem a sonhar com outras ambições materiais, especialmente para as pessoas de faixa de renda mais baixa, que têm mais dificuldade em ter esses acessos”.

O valor aplicado pelos clientes nas Caixinhas do Nubank no Brasil quadruplicou ao longo de um ano, passando de R$ 6,4 bilhões em janeiro de 2023 para mais de R$ 25 bilhões para dezembro do mesmo ano.

Os dados do Data Nubank mostram ainda que as Caixinhas têm sido, de alguma forma, o ponto de partida dos clientes do Nubank para seu caminho no mundo dos investimentos. Dos clientes que passaram a investir em produtos do Nubank todo mês, ao menos cerca de 70% usaram as Caixinhas como primeira ferramenta para poupar seus recursos. Esse patamar vem evoluindo e se estabilizou na casa mais próxima dos 90% no segundo semestre de 2023.

Inclusão com disciplina

Uma novidade desta edição do relatório é a inclusão de análises da evolução do cartão de crédito na Colômbia e no México, mostrando como a inclusão com disciplina e o foco na saúde financeira a longo prazo estão progredindo nos países. Quase três anos depois de lançar seu cartão de crédito na Colômbia, o Nubank já estava presente em 92% dos municípios do país em dezembro de 2023. Além disso, segundo dados do mesmo mês, o Nu foi a primeira instituição a oferecer um cartão de crédito para 30% de seus clientes ativos no período.

No México, no fim de 2023, o Nu já estava presente com diferentes produtos e serviços em 98% dos municípios do país, alcançando números expressivos tanto em inclusão via cartão de crédito quanto em interesse dos clientes da conta pelas Caixinhas (Cajitas). Considerando dados de dezembro de 2023, 46% dos clientes ativos não haviam tido um cartão de crédito antes de iniciar o seu relacionamento com o Nu. Além disso, no mesmo mês, mais de 1,1 milhão de clientes do Nu no México já haviam aberto Caixinhas, uma aceleração expressiva na adoção do recurso em relação a maio do mesmo ano, quando 194 mil clientes tinham colocado dinheiro em Caixinhas.

CCX

No dia 6 de agosto, o Credit and Collection Experience (CCX) reunirá especialistas, lideranças e empresários para debater e propor soluções para os desafios da jornada dos consumidores brasileiros no acesso ao crédito e na resolução de dívidas.

Diante de transformações no setor, motivadas por tecnologias recentes como a Inteligência Artificial generativa, Big Data e Machine Learning, chega o momento de aprofundar conhecimentos para construir a sustentabilidade financeira e econômica do país.

Venha transformar o crédito e cobrança no CCX! Confira a programação do evento clicando aqui.

*Foto: Diego Thomazini / Shutterstock.com.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]