Uma das funções do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), além de alertar consumidores sobre seus direitos, é também auxiliar seus associados na resolução de seus problemas com as empresas. Assim, o instituto recebe diversas queixas de consumidores relacionadas a diversos setores.
Os dados dessas reclamações dão origem a um controle anual, uma espécie de ranking de setores que mais geram demanda ao instituto. Nesta segunda-feira, dia 07, o Idec divulgou ranking de atendimentos ao associado referente a 2015.
O segmento que registrou mais demandas por atendimento foi o de os planos de saúde com 32,68% dos registros; seguido pelo setor de serviços financeiros (13,67%) e telecomunicações (13,55%).
No total, no ano de 2015 foram registradas 8.163 demandas. Destas, 2.773 são referentes a dúvidas sobre processos judiciais (especialmente planos econômicos).
As queixas sobre planos de saúde cresceram 64,8% em relação a 2014, o que fez com que o segmento fosse responsável por quase 1/3 das demandas recebidas pelo Instituto. Reajustes abusivos das mensalidades e a quebra da Unimed Paulistana estão entre os temas que mais elevaram o número de atendimentos.
Já os assuntos financeiros, responsáveis por 13,67% dos registros, permaneceram como o segundo assunto mais demandado, assim como nos últimos dois anos (2014 e 2013). Entre as questões levantadas ao Idec estão: serviços bancários, seguros e dúvidas sobre crédito e financiamento.
Em 2015, as dúvidas e queixas sobre telefonia móvel e fixa, TV por assinatura e internet assumiram a terceira posição, com 13,55%. Em quarto lugar está o tema produtos, com 13,52% das demandas. Nessa categoria, as principais reclamações são: descumprimento de oferta, demora no concerto, problemas com assistência técnica, entre outros.
O Idec destaca que os três setores que lideram o ranking são regulados por órgãos federais: a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Banco Central e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), respectivamente. “A repetição demonstra, mais uma vez, que a as agências reguladoras e órgãos fiscalizadores têm trabalhado muito mais para defender os interesses dos fornecedores desses serviços do que na proteção dos direitos dos consumidores”, afirma Alexandre Frigério, gestor de relacionamento do Idec.
Variação da quantidade de demandas registradas no Idec entre 2015 e 2013, por setor
Com informações da assessoria de imprensa do Idec
Serviço:
O que: Seminário A Era do Diálogo
Quando: 19 de abril de 2016
Onde: Hotel Renaissance
Realização: Grupo Padrão, revista Consumidor Moderno
Mais informações: www.aeradodialogo.com.br ou pelo telefone 55 11 3125-2215