Pesquisar
Close this search box.
/
/
SAC humanizado traz insights que melhoram produtos na Libbs

SAC humanizado traz insights que melhoram produtos na Libbs

Indústria farmacêutica reformula SAC para oferecer atendimento cada vez mais humanizado. A estratégia se reflete em insights e confiança

A reformulação da estratégia de atendimento ao cliente da farmacêutica Libbs deu um protagonismo sem precedentes à área. O setor passou a dialogar com a fábrica para levar os insights dos consumidores a promoverem mudanças reais nos produtos e serviços.

O primeiro diferencial começa na contratação. A Libbs não busca pessoas com experiência em atendimento, mas estudantes da área de saúde, para quem oferecem formação e treinamento próprio. Segundo Márcia Martini Bueno, diretora de Relações Institucionais da Libbs, “o SAC tem uma importância enorme na companhia, e por isso buscamos identificar o perfil mais adequado, que para nós são pessoas focadas no paciente, e não pessoas especializadas em atendimento”.

Emanuela Saraiva é gerente de atendimento na Libbs, e começou na empresa quando era estudante de farmácia como atendente. “Estamos focados em encontrar pessoas alinhadas com o propósito da Libbs. Após a contratação, fazemos uma imersão de 20 dias, tanto técnica, aprendendo sobre os medicamentos e os produtos que comercializamos, aprendendo sobre as funcionalidades dos sistemas e principalmente sobre como lidar com os pacientes”.

Leia Mais: Disruptura na área da saúde: entenda sobre os novos formatos de assistência médica

Formação de atendentes é porta para toda a empresa

Esse modelo vai na contramão da tendência de aceleração pela busca rápida de resultados, e prepara os funcionários para uma trajetória longa dentro da empresa, em que o SAC pode inclusive abrir portas para outras áreas. Além disso, para integrar o atendimento aos princípios e à cultura da Libbs, o conteúdo do treinamento é construído a muitas mãos: recursos humanos, comunicação, SAC. “Deste modo, os profissionais são capacitados para lidar com situações turbulentas ou delicadas e informar bem os pacientes sobre qualquer dúvida”, destaca Emanuela.

E o monitoramento não acaba aí. Após ir para a linha de frente do atendimento, o funcionamento é supervisionado e o nível de satisfação monitorado. O índice NPS da Libbs é motivo de orgulho para a empresa. Atualmente entre 95% e 97%, as principais questões levantadas não são relativas à qualidade do atendimento, mas a expectativas não cumpridas em relação a serviços e benefícios. “Quando identificamos uma satisfação menor, examinamos os contatos. Em geral não identificamos problemas com atendentes, mas expectativas não atendidas que são limitadas por regulações sanitárias ou a inexistência de um programa de benefícios”.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Atendimento humanizado traz insights que provocam mudanças

A centralidade do atendimento ao cliente dentro da Libbs provocou insights que melhoraram produtos e procedimentos da empresa. Foi a partir de questionamentos dos consumidores que houve mudanças na orientação no texto de algumas bulas para que a informação ficasse mais acessível, melhorias de processos em embalagens para deixá-las mais claras, e facilitar a identificação dos itens mais relevantes, como princípios ativos.

Outro caso de destaque levantado pelos pacientes que entraram em contato com a farmacêutica foi a notificação de testes de glúten nos medicamentos da companhia. Perguntas sobre a presença de traços de glúten na produção dos produtos mobilizaram testes para garantir a segurança dos consumidores portadores de algum tipo de intolerância e celíacos.

“A partir do atendimento coletamos as necessidades dos pacientes. Estas questões são tratadas com todo o time e em diferentes setores, desde o atendente até o presidente, para propor ações conjuntas para que a gente melhore o dia a dia do nosso cliente”, destaca Emanuela.

Uma integração desse porte entre uma área tão técnica como a fábrica, incluindo farmacêuticos, o atendimento e o time corporativo é um desafio. Mas o trabalho cultural, de integrar as áreas técnicas, fabris, que pensam no processo, dentro da companhia trouxe resultados consistentes. “Trazer o rosto desse cliente para a área técnica deixou a equipe muito mais engajada, isso se tornou muito natural, e fortaleceu a mentalidade de toda a equipe sobre para quem é destinado o desenvolvimento dos produtos”, aponta Márcia.

Leia Mais: A tecnologia pode nos capacitar para uma vida mais saudável?

Omnicanalidade com humanidade

Mas a tecnologia é, cada vez mais, um braço indispensável para atender os consumidores da forma que eles desejam. A Libbs investiu R$ 1 milhão em infraestrutura para caminhar rumo à omnicanalidade. Após a integração de todas as plataformas atuais de atendimento: 0800, e-mail e redes sociais, a empresa lançará mais opções para os consumidores, com atendimento baseado em inteligência artificial via Whatsapp.

“Trata-se de mais uma ferramenta para facilitar a vida de nossos consumidores, mas sem abrir mão do que nos diferencia no atendimento: o contato direto e qualificado com profissionais que estão prontos para esclarecer as dúvidas de nossos pacientes”, explica Márcia.

Home office aumentou satisfação da equipe

Outro aspecto que melhorou muito o relacionamento entre os times e se refletiu na satisfação do consumidor é a mudança para o home office. Apesar de as fábricas, claro, terem operado durante toda a pandemia, toda a parte corporativa da Libbs foi trabalhar de casa. E a satisfação dos funcionários ter sido imensa com a manutenção do formato.

Não só pela comodidade de não precisar enfrentar trânsito, mas pela maior integração que a mudança provocou. Hoje as equipes de escritório e fábrica estão muito mais conectadas e participam juntas de reuniões, encontros e eventos online, onde discutem também as possíveis melhorias a partir do feedback dos consumidores, hábito que não existia antes da pandemia da Covid-19.

Conheça o Mundo do CX

“Só vimos ganhos, a equipe ficou mais integrada, oferecemos estrutura para que no home office nossos colaboradores tivessem mais acesso e pudessem participar de reuniões com diretores, com o presidente. Presencialmente não conseguiríamos reunir tanta gente ao mesmo tempo”, elogia Emanuela.

Além disso, o teletrabalho – que se tornou definitivo – aumentou o comprometimento. “Incentivamos a confiança para que a comunicação seja muito clara, e estimulamos que problemas sejam reportados”. Semanalmente o SAC se reúne para discutir os principais problemas e elaborar conjuntamente as melhores abordagens, dentro e fora do setor.


+ Notícias

Shopee qualifica vendedores para acelerarem negócios no site

Stix: o ecossistema de fidelidade que deu certo

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]