Pesquisar
Close this search box.
/
/
SAC 2.0: construção de relacionamentos duradouros e genuínos

SAC 2.0: construção de relacionamentos duradouros e genuínos

Entenda como uma das maiores empresas de aviação comercial do mundo aprendeu a aproveitar as oportunidades de relacionamento trazidas pelas redes sociais

A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia ser diferente. Desde 2010 atuando nesses canais, a empresa busca marcar sua presença digital pela prestação de serviços e atendimento ao usuário. “Queremos ajudar quem escolhe voar com a gente em todos os momentos”, diz Ester Bonança, coordenadora FALE 2.0 da TAM Linhas Aéreas.

A entrada da empresa no Twitter ocorreu por uma iniciativa do time de marketing, auxiliado por uma agência externa. Em pouco tempo, as interações dos usuários cresceram fortemente e a área precisou envolver outros departamentos da empresa para atender às demandas do SAC 2.0.

No final de 2010 a operação começou a se profissionalizar. Com o contínuo crescimento da operação, o atendimento ao cliente nas redes sociais passou a ser administrado diretamente pelo “Fale com a Gente”, o que marcou o início de uma operação estruturada de SAC 2.0 na TAM, com uma equipe interna, bem preparada e capacitada para lidar com as mais diversas situações.
Atendimento global com rapidez e eficiência

Com operação em diversos fusos, voos praticamente 24 horas por dia e clientes espalhados pelo globo, os desafios da TAM nas redes sociais vão muito além do imediatismo do dia a dia.

A empresa trabalha com a pressa da indústria aérea, compromissos e agendas apertadas, sempre com foco na segurança. “Nas redes sociais, os prazos são realmente muito curtos, tanto para resolver uma insatisfação como para dar uma informação”, diz Ester. Dessa forma, a TAM precisa estar sempre pronta para responder o mais rápido possível. Para isso, precisa coletar todas as menções e postagens rapidamente e responder as dúvidas de forma controlada e organizada.

A empresa usava uma ferramenta para redes sociais que apresentava limitações. “A nossa principal dificuldade era a falta de suporte no Brasil, tanto para helpdesk quanto para nos ensinar como operar com a ferramenta, que era em outro idioma e menos amigável”, lembra a coordenadora. “Era essencialmente uma ferramenta de métricas adaptada para ser usada no atendimento”.
Os benefícios do Scup para a operação da TAM

No meio de 2012, depois de três meses de pesquisa de mercado, a TAM conheceu o Scup. “Eu acredito que na época era a única ferramenta voltada para atendimento em si. E isso chamou a nossa atenção”, lembra Ester. “Com o Scup, podemos fazer tudo num só painel, com muita praticidade e sem precisar customizar. Além disso, a ferramenta está em português, possui suporte no Brasil, com um SLA de atendimento muito bom. Sem contar que a equipe nos ajuda a otimizar nosso monitoramento, permitindo que ela seja usada de forma rápida e eficaz”.

Continua Ester: “O Scup permite que a gente consiga capturar todas as menções – seja o nosso perfil citado ou não – se organizar para trabalhar, responder de forma rápida e precisa, estar presente para o nosso cliente no momento em que ele postar. O que diferencia o Scup é a organização. No painel, você responde, ‘retuíta’, segue, classifica por tipo e sentimento e consegue filtrar da forma que você quer”.

Os cinco analistas de atendimento sob a coordenação de Ester vieram de diversas áreas da TAM, já trazendo consigo um forte conhecimento sobre a operação, a cultura da empresa e o segmento de aviação. Durante sete dias por semana, eles prestam atendimento em três idiomas, ajudando os clientes com reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais corriqueiros, como dúvidas de atualização de reserva, confirmação de assento, pedidos de horário de voo, além das curiosidades sobre a empresa e o mundo da aviação.

Desde o momento em que o Scup coleta um post, a equipe faz uma classificação por assunto e sentimento, além de buscar o histórico de antigas interações do cliente. “Com o armazenamento de histórico do Scup, temos que pedir os dados para o cliente só uma vez. Isso já fica guardado para uma próxima interação. É muito difícil encontrar uma ferramenta que faça esse armazenamento de forma concisa como o Scup consegue fazer”, afirma Ester.

Para ela, outro diferencial do Scup é a abertura de tickets de atendimento, que permite saber se o cliente já está sendo assistido.

“Como as redes sociais não permitem uma burocratização ou formalidade nós temos mais condições de prestar informações ao nosso cliente sobre o status de seu processo.

Percebemos que assim as pessoas começam a conhecer melhor a nossa empresa, se sentem acolhidas e conseguem ver o nosso trabalho. Esse é o verdadeiro relacionamento”, afirma Ester.

“A principal diferença do SAC 2.0 é a facilidade para criar o relacionamento” Ester Bonança, Coordenadora FALE 2.0 da TAM Linhas Aéreas

A construção de relacionamentos duradouros e genuínos

Quatro anos após o ingresso nas redes sociais, mais de um ano usando o Scup, uma equipe dedicada e apaixonada pelo que faz, a TAM registra um aumento de 90% nos atendimentos na comparação com a antiga ferramenta, atingindo uma média de 300 interações por dia. “Hoje somos uma das empresas que mais interagem no Facebook e o Scup nos ajuda muito nessa tarefa”, diz Ester Bonança.

“É importante promover a marca, explicar a filosofia e o serviço que a gente busca oferecer, mas a melhor forma de divulgar um bom serviço são os nossos clientes aprovando o que fazemos, interagindo e criando um vínculo forte. O que resume a TAM no 2.0 é o espírito de servir, que está em nosso DNA.”

Seguindo essa filosofia, a empresa busca fornecer a primeira resposta em até duas horas depois da publicação, respondendo a maioria das interações entre 15 e 20 minutos.

Para a TAM, “só as empresas que criarem um relacionamento de confiança com seus clientes garantirão a lealdade e o crescimento de seus negócios.”

Como a ferramenta otimizou o atendimento:

• Crescimento do número de atendimentos em 90%;
•Atendimento das 8h às 20h, 7 dias por semana, com múltiplos operadores;
•Armazenamento do histórico completo de interações.

* Via Scup

 

Leia mais:

SMS pirata: para quem o consumidor pode reclamar?

Satisfação do consumidor é o termômetro de qualidade

Oito características de um gestor de sucesso

 

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]