Um dos grandes dilemas para o consumidor de notícias em tempos de internet é: afinal, o que é mentira ou verdade?
Uma pergunta difícil de responder, mas que merece uma reflexão no dia 7 de fevereiro. Trata-se do dia Internacional da Internet Segura. A data foi criada pela Rede INSAFE, que agrupa as organizações que trabalham na promoção do uso consciente da internet nos países da União Europeia há 12 anos e, no Brasil há 10 anos, por meio da Safernet Brasil Brasil, que integra o Comitê Gestor da Internet.
De olho na data, a Kaspersky Lab preparou quatro dicas para que os usuários aprendam a distinguir o que é conteúdo falso do verdadeiro, afim de evitar que eles continuem se propagando rapidamente pela web, e colocando usuários em perigo:
1 – Tenha cuidado ao buscar informações sobre notícias que acabaram de acontecer. Sempre que possível, procure diretamente fontes que ofereçam notícias oficiais. Ex: se a notícia é contra a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), procure o site em questão.
2 – Promoções que parecem boas demais para ser verdade, provavelmente não são. Não clique em links de fontes duvidosas. Se você clicar sobre esses anúncios, não divulgue informações pessoais ou confidenciais.
3 – Verifique se o seu computador está atualizado com todas as atualizações de software (navegadores, plug-ins, patches de segurança).
4 – Utilize um software de proteção que protege PC, Mac, iPhone, iPad e Android contra infecções e ataques, bloqueia anúncios e avisa sobre sites perigosos. Lembre-se que a curiosidade e descuido podem causar problemas sérios em seus dispositivos e pode até causar a perda de dados pessoais e dinheiro.