/
/
Qual é a importância dos rótulos e embalagens na experiência do cliente?

Qual é a importância dos rótulos e embalagens na experiência do cliente?

A experiência começa desde o primeiro contato visual com o produto ou serviço?

Algo que muito se estuda no mundo dos negócios é o momento no qual a jornada e a experiência do cliente começam. Há estudiosos que defendem que só é necessário criar um CX quando o cliente já se interessou pelo produto ou serviço e há aqueles que acreditam que a experiência deve começar, na verdade, logo no primeiro contato — ainda que ele seja uma mera foto ou imagem.

Eis, portanto, a importância de trabalhar a experiência desde o rótulo: criar uma jornada desde o primeiro contato visual e já trazer ao consumidor parte do que ele vivenciará com aquele produto ou serviço. Após a pandemia, foi preciso redesenhar os rótulos para de fato transmitissem algo compreensível e inovador, tornando-os parte, portanto, da estratégia de CX das empresas.

“Os consumidores já não olham as embalagens da mesma maneira, elas são uma porta de entrada para reforçar a confiança na marca”, ressalta Sandra Alvarez, gerente de desenvolvimento de negócios da Avery Dennison na América Latina, que promoveu recentemente um evento para abordar o futuro das empresas.

A comunicação visual como parte da experiência do cliente

Com a pandemia, vivemos uma mudança importante de comportamento, seja na própria forma de buscar por produtos e até de consumi-los. Essa mudança, portanto, precisa ser acompanhada também nos rótulos e embalagens — sobretudo no momento mais atual, em que o próprio consumidor já está mais exigente e atento às pautas ecológicas e sociais.

Segundo Felipe Garcia, professor do curso de Design de Produtos e Serviços do Instituto Europeo di Disign e sócio-diretor da Criatégia, hoje as empresas precisam entender que não há somente uma competição entre as marcas para conquistar a escolha do cliente, mas também uma percepção de que o consumidor do momento opta por produtos que compreende.

“Por isso, a importância de inserir o consumidor no centro das decisões e adotar um storytelling verdadeiro e acessível, que permita criar a identificação com a marca, seus propósitos e funcionalidades dos produtos apresentados”, explica Garcia. De acordo com o professor, é preciso estar atento a mensagem transmitida que, atualmente, gira muito entorno da procedência do produto e das ações da empresa em prol da sustentabilidade.

Hoje, faz parte da experiência ter nos rótulos, além de um design bem intuitivo e interessante, uma estratégia e posicionamento claros sobre sustentabilidade e responsabilidade social. Afinal, hoje o consumidor está mais informado e tem suas próprias convicções, portanto, não é mentira dizer que um produto pode ser deixado na prateleira caso não declare determinados pontos importantes.

Um exemplo sólido ocorre com a indústria farmacológica, de saúde e bem-estar. Hoje, é uma preocupação para inúmeros brasileiros saber se as marcas testam ou não em animais — e a confirmação da prática normalmente vem por meio do rótulo. Está aí a importância de ter, para esse setor, um selo de “Cruelty Free” bem aparente nas embalagens.

Saiba mais sobre o futuro das marcas cruelty free.  Certificação traz benefícios ao consumidor, à empresa e à causa.

Rótulos e embalagens mais sustentáveis

Para além da experiência do rótulo, que vem antes de adquirir o produto, uma tática que cresceu na pandemia foi o uso da embalagem como parte fundamental da experiência do cliente. Isso significa dizer, também, em encontrar uma utilidade ecológica a essa parte do processo.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambientge (PNUMA), são mais de 11 milhões de toneladas de plásticos despejadas nos oceanos todos os anos. E isso já está na mente dos consumidores. A busca agora é algo que, além de ecológico, também seja eficiente.

Inúmeras empresas têm apostado no conceito de embalagem que se transforma em árvores ou outras plantas. No entanto, ter uma embalagem reutilizável também se tornou objeto de desejo de inúmeras empresas — uma maneira, também, de estender a experiência mesmo após o uso do produto.

experiência-do-cliente


+ Notícias

 42% dos brasileiros preferem a experiência da loja física à digital

Deloitte Brasil pretende se tornar a maior empresa de cibersegurança do País

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]