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O Rock in Rio não seria o mesmo sem as ativações das marcas

O Rock in Rio não seria o mesmo sem as ativações das marcas

Investimento em experiências inovadoras criam conexão única entre consumidores e marcas presentes no festival

Trazer para o Brasil bandas como Iron Maiden, Guns N’ Roses, Green Day e Coldplay já faz do Rock in Rio um dos eventos mais esperados e reconhecidos do mundo. Porém, a experiência não estaria completa se não houvesse a presença dos estandes e atrações de grandes marcas espalhadas pela Cidade do Rock.

Na edição de 2022, o público podia andar na montanha-russa do Ipiranga, se aventurar na tirolesa da Heineken (que passava na frente do palco mundo, o principal do evento), sentir a adrenalina do elevador de Doritos ou dar um passeio na roda gigante do Itaú. Para os menos radicais, os estandes das marcas apostaram em muita tecnologia e conforto para encantar os visitantes.

rock in rio ativação marcas
Roda gigante do Itaú no Rock in Rio

O estande da TIM trouxe o melhor do 5G com óculos de realidadevirtual que levaram as pessoas, presas em uma estrutura suspensa, para um sobrevoo pela Cidade do Rock em 3D. Já o do TikTok colocou o público para gravar usando efeitos temáticos de música exclusivos, além de oferecer surpresas e brindes. Outro que chamou a atenção foi o da Latam, com uma ativação sensorial que levou as pessoas para “voar” pelos destinos mais emblemáticos da companhia, como Paris, Nova Iorque e o próprio Rio de Janeiro.

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Estande da TIM no Rock in Rio

Todas essas atrações potencializam a experiência do Rock in Rio e tornam o momento mais marcante. É o que garantem alguns frequentadores do festival. Mayara é carioca e costuma ir em todas as edições, para ela a presença das marcas faz toda a diferença. “É muito legal aproveitar esses atrativos entre um show e outro. Vale a pena encarar a fila, as marcas investiram e trouxeram experiências memoráveis”, diz.

Andreia estava levando os filhos pela primeira vez ao Rock in Rio e também aproveitou as ativações das marcas para tornar o momento ao lado das crianças ainda mais especial. “Não seria a mesma coisa, as atrações são muito especiais. Elas proporcionam uma conectividade, uma interação que são únicas. As crianças amaram. Torna tudo melhor”, afirma.

O Rock in Rio para as marcas

Para as marcas, o festival carioca também é especial e uma oportunidade única. Ana Fossati, Gerente de Marketing da Nissin Foods do Brasil, conta sobre a importância de estar presente no evento com lojas de Cup Noodles: “A nossa proposta é reforçar a conexão com o consumidor. Estar presente em eventos une a experiência de marca à vivência completamente diferenciada desses locais, e isso fica marcado na memória das pessoas. Além disso, geramos degustação dos nossos produtos a um preço acessível, o que é característica da marca”.

Já a TIM, utilizou o estande para reforçar a mensagem da marca e, a partir de inovação e tecnologia, oferecer uma experiência única. “O Rock in Rio é um festival histórico, mas a edição de 2022 trouxe ainda mais significados. Depois do período mais complicado da pandemia, ela renova as esperanças de um mundo melhor, e ainda marca a chegada do 5G, uma tecnologia disruptiva, que vai impactar diversos setores da economia e transformar a sociedade. E a TIM, reconhecida pela sua forte conexão com a música e com a inovação, faz parte desse momento”, diz o CEO da TIM, Alberto Griselli.

Para o TikTok, que tem o propósito de gerar entretenimento por inúmeras ferramentas disponíveis na plataforma, garantiu uma experiência phygital que gerou engajamento. “Somos uma plataforma que estimula a manifestação criativa de todos os presentes no aplicativo. Para nós, é muito gratificante ver a experiência do app se concretizar ao vivo para o público do Rock in Rio. Nossas hashtags contabilizaram bilhões de visualizações, com destaque para #FestivalnoTikTok, que conta com mais de 2,5 bilhões de visualizações; #OPalcoETodoSeu, com mais de 3,5 bilhões de visualizações; e #RockinRio, com mais de 913 milhões de visualizações”, conta Gabriel Simas, líder de marketing de música do TikTok para América Latina.

O investimento das marcas pode ser alto, mas conexão e experiência geradas pela presença no festival fazem a presença valer a pena. Os consumidores agradecem.


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