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Já pensou chegar em um hotel e ser atendido por um robô?

Já pensou chegar em um hotel e ser atendido por um robô?

'Febre' nos EUA e na Ásia, robôs de atendimento chegam ao Brasil e comprovam evolução das IAs, que liberam a força de trabalho humana para atividades mais complexas

Já pensou chegar em um hotel e ser atendido por um robô? Isso já pode ser realidade no Brasil. O novo robô concierge, distribuído pela Quality System no Brasil em parceria com a gigante Keenon, a maior fabricante do mundo neste segmento, já virou “febre” no exterior, tem previsão de chegar ao país nos próximos meses.

A tecnologia é capaz de se conectar ao sistema do elevador por WI-FI, circular de maneira autônoma pelos ambientes do hotel, prestar serviços de quarto, entregar refeições aos hóspedes e alertá-los, por meio de aplicativo, quando a comida estiver a caminho.

O ‘robô concierge‘ tem cerca de um metro de altura, conta com sistema inteligente para evitar obstáculos, espaço de armazenamento ventilado para conservar os alimentos quentes ou gelados e sistema de autorrecarga. No lugar da cabeça, há uma tela touchscreen, do tamanho de um tablet, que mostra mapas e outras informações. A autonomia da bateria é de cerca de 15 a 18 horas e o robô permite várias interações humanas, por voz, vídeos, aplicativos para telemóveis e muito mais.

Dependendo do modelo escolhido, o robô pode desenvolver tarefas como atendimento aos hóspedes, entrega de refeições, serviços de quarto ou,
no caso do modelo “robô garçom”, carregar até 4 bandejas de 10 quilos de forma simultânea, cerca de 3 a 4 vezes o que um humano pode carregar ao mesmo tempo.

Para o CEO da Quality System, Heleraldo Costa, essa tecnologia acompanha toda a evolução que temos visto sobre novas tecnologias para a experiência do ciente – sobretudo com IAs. “Na era da Inteligência Artificial os robôs conseguem fornecer um serviço de entrega seguro, rápido e eficaz, o que contribui com um ecossistema hoteleiro mais inteligente, eficiente e moderno. Esta tecnologia já é muito utilizada na Ásia e nos Estados Unidos. Além de ser um atrativo, o principal objetivo é liberar os funcionários do hotel para demandas mais complexas e reduzir o tempo dos processos básicos, como levar uma refeição ou roupa de cama no quarto dos hóspedes, por exemplo”, explica Costa.

Restaurantes apostam em experiência com robôs ‘garçons’

Robô “concierge” utilizado em hotéis. (Foto: divulgação)

Outra novidade que será trazida ao Brasil nos próximos meses pela Quality System é o robô ‘garçom’. O modelo T5 é utilizado principalmente em restaurantes e praças de alimentação de shoppings. Entre as funções estão: recepcionar os clientes e conduzi-los até suas mesas, entregar comidas e bebidas, além de levar os pratos sujos para a cozinha.

“Assim como o W3, a finalidade do robô “garçom” é aliviar a carga de trabalho da equipe humana e tornar o serviço mais ágil e eficiente”, enfatiza Helerado Costa. O robô tem capacidade para transportar quatro bandejas de 10kg por vez, equivalente ao que poderia ser carregado por quatro pessoas.

“Temos um exemplo no Canadá, que durante um levantamento feito por uma praça de alimentação em um shopping, se observou uma economia de US$26 mil dólares em um ano. Essa comparação foi feita com a substituição de apenas um funcionário por um robô”, relata o CEO da Quality System.

 Segundo a empresa, o investimento nos modelos W3 e T5 é de a partir de R$100 mil. Os robôs também poderão ser locados pelos estabelecimentos por cerca de R$10 mil mensais, a depender dos opcionais, modelo, versões e interações.

Conheça o Mundo do CX

A Quality Systems tem sede na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, e destaca-se como uma empresa proeminente no cenário nacional quando se trata de softwares de gestão e soluções empresariais. Desbravadora na década de 90 ao introduzir sistemas de biometria no Brasil, a empresa expandiu seus horizontes até os Estados Unidos, inaugurando uma filial em Austin, Texas, que está emergindo como a nova zona do “vale do silício”. Esse passo de internacionalização resultou na formação da vertente mais avançada da empresa, batizada de Quality Tech, que, além de abranger a área de robótica, está direcionando investimentos em soluções por Inteligência Artificial (IA) também.

Num mercado cada vez mais aquecido pelas inovações baseadas em IAs, a robótica pode começar a despontar com maior frequência no mercado brasileiro de Customer Experience. Muito além de bots para plataformas de atendimento ao cliente e de gerenciamento da força de trabalho, a automação robótica, com auxílio de IAs generativas, pode ir além de alguns setores onde vemos robôs como maior frequência, por aqui, caso da indústria automotiva, por exemplo, e passar a fazer parte dos setores como turismo e hoteleiro no Brasil.

Exemplos de robôs pelo mundo

Em Nagasaki, no Japão, o Henn-na Hotel, foi o primeiro hotel do mundo a ser totalmente administrado por robôs. Algumas unidades do Hilton, nos EUA, utilizam robôs com uma plataforma de inteligência artificial desenvolvida pela IBM, que interage com os hóspedes e responder às suas questões. A segurança também não fica de lado quando se fala em robôs. Um bom exemplo são os robôs Knightscope, utilizados na segurança aeroportuária para detectar armas escondidas, ajudando a manter os passageiros seguros em aeroportos.



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